Operação Enem 2023: SSP-AM ativa sistema integrado para garantir a segurança dos organizadores e participantes

Monitoramento presencial foi ativado às 8h, com integração dos órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), ativou o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC-4) para garantir tranquilidade e segurança no primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Amazonas, neste domingo (05/11).

O monitoramento presencial foi ativado às 8h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo.

O plano tático da “Operação Enem 2023” visa garantir a segurança de organizadores e participantes do exame.  O principal objetivo é garantir o policiamento ostensivo, além de evitar transtornos, para que a prova ocorra sem prejuízos para os participantes.

O trabalho contou com a escolta das provas, desde a chegada ao estado até a entrega nos locais de realização, passando pelos centros de armazenagem e distribuição na capital e nos 56 municípios do Estado, onde haverá a aplicação dos exames.

Efetivo

A operação Enem 2023 é coordenada pela SSP-AM, em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal (PF/AM), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Correios, Amazonas Energia e Águas de Manaus, entre outros.