Interior Mais Seguro: SSP-AM inicia ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social em Iranduba

As ações têm como objetivo fortalecer o combate ao crime no município. (FOTOS:Carlos Soares/SSP-AM)

A Secretaria de Segurança Pública promoveu, na segunda-feira (26/06), a primeira reunião de implantação do Projeto Interior Mais Seguro, que resume a implementação das ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Durante o encontro, foram estabelecidas, ainda, as medidas prioritárias que devem ser adotadas para fortalecer o combate ao crime no município, nas etapas iniciais do projeto.

Durante a reunião, da qual participaram representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Iranduba, Câmara Municipal de Iranduba, Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PMAM) e autoridades locais, foram discutidas as principias dificuldades enfrentadas atualmente no município, quais serão os primeiros reforços na segurança e quais os resultados esperados dessas ações integradas dos órgãos no combate à criminalidade.

O coordenador do Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas de Segurança Pública (Ciaesp), José Camilo Silva, destacou a importância do “Interior Mais Seguro” para a segurança pública em todo o Estado e quais serão as medidas para colocar o projeto em ação. Camilo ressaltou que a implementação do projeto é uma determinação do governador Wilson Lima, coordenado peço secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur, para o fortalecimento das ações de segurança em todo o Estado.

“O projeto Interior Mais Seguro vai trazer essa noção do que a gente tem como prioridade para o município. Então vamos trabalhar a prevenção, vamos trabalhar ações integradas, principalmente operações de fiscalização e controle, a capacitação e valorização profissional, porque a gente precisa no escopo do projeto fortalecer as guardas municipais com muita capacitação, muito treinamento e intercâmbio para os profissionais que tiverem interesse”, ressaltou Camilo.

O prefeito de Iranduba José Augusto Ferraz de Lima, falou sobre a importância dos estudos iniciais para esse projeto no município. “Esse é um estudo inicial e minucioso, onde nós vamos estudar quais as ferramentas e quais os caminhos que nós deveremos tomar para que a gente possa dar iniciativa nesse projeto”, disse o prefeito.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam), deputado Dan Câmara, esse projeto conjunto do Legislativo e Executivo visa oferecer para o município a capacidade de se organizar para combater os altos índices de criminalidade.

“Nós acreditamos que os primeiros passos foram dados e, futuramente, nós conseguiremos transformar a realidade de Iranduba em uma realidade com maior sensação de segurança” enfatizou o deputado.

Também constaram na pauta da reunião ideias para combater crimes nas escolas, projetos socioeducativos e propostas para fortalecer a integração entre a polícia e os irandubenses.

A SSP-AM reforça que outros municípios também irão receber o projeto “Interior Mais Seguro”, para fortalecer a segurança por todo o Amazonas.