Interior Mais Seguro: SSP-AM apresenta ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social em Manacapuru

Equipes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) estiveram em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) para apresentar o Projeto Interior Mais Seguro. A ação faz parte da implementação das ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Nesta fase foram realizadas visitas às unidades dos órgãos estaduais e municipais de segurança pública para buscar fortalecer a sensação de segurança na cidade.

Durante o encontro, realizado entre segunda-feira (10/07) e esta terça-feira (11/07), as equipes coordenadas pelo Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas de Segurança Pública (Ciaesp) estiveram nas sedes do Instituto Municipal de Trânsito de Manacapuru (Imtrans), 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 2ª Companhia Independente de Bombeiros e a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.

Além das visitas às instituições, foram realizadas reuniões com representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manacapuru, Câmara Municipal de Manacapuru, Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PMAM) e autoridades locais.

Discussões

Nos encontros foram apresentadas as principais reivindicações  colhidas durante as visitas aos órgãos e apresentadas as medidas prioritárias, que devem ser adotadas para resolver os problemas identificados e fortalecer a segurança pública no município.

O coordenador do Ciaesp, José Camilo Silva destacou a importância do trabalho integrado do Estado com órgãos municipais de segurança pública para desenvolvimento do município. Camilo ressaltou que essa parceria é uma ideia, coordenada pelo secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur, para o fortalecimento da segurança por todo o Amazonas.

“Essa parceria é pra gente trazer mais segurança, mais integração entre as forças e também proporcionar mais desenvolvimento sustentável para o município, de forma que ele possa receber mais pessoas, de forma que ele possa produzir mais segurança, gerar oportunidades, emprego e renda para população para que ela possa ter dias melhores no município”, ressaltou Camilo.

O representante da Prefeitura de Manacapuru, Coronel Cleitman Rabelo falou sobre a importância da implantação do projeto “Interior Mais Seguro” para o interior do Amazonas.  “Esse projeto vai melhorar muito a segurança pública no interior do Estado e Manacapuru está de portas abertas para essa parceria”, afirmou o Coronel.

Capacitação

Dentre as propostas do projeto Interior Mais Seguro está a discussão de ideais para promover a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores de segurança. Além disso, foi discutida a implantação do Programa de Prevenção a Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) no município.

A SSP-AM reforça o compromisso com a população para fortalecer a segurança por todo o Amazonas.