Indicadores de violência caem em áreas da zona leste de Manaus

Em outubro, os indicadores de violência na área de abrangência da 30ª Companhia Interativa Comunitária (30ª Cicom) apresentaram queda em relação a setembro. As ocorrências de crimes como roubos e furtos apresentaram uma redução de até 33%, considerando os bairros Jorge Teixeira e Cidade de Deus, na zona leste da capital amazonense.

O número de furtos caiu 33% no número de ocorrências. Foram 109 em setembro contra 73 em outubro. Já o número de roubos teve uma redução de 138, diminuíram para 118, uma queda percentual de 14,5%. Também houve diminuição nas ocorrências relacionadas à lesão corporal que tiveram queda de 36% no comparativo entre os dois meses.

De acordo com o comandante da 30ª Cicom, capitão da Polícia Militar Guilherme Sette, a maior integração entre as Polícias Civil e Militar contribui para essa redução, assim como os trabalhos de prevenção e repressão à violência por meio de projetos desenvolvidos nas comunidades.

“Temos um projeto para crianças e adolescentes para a prática de esportes, como o jiu-jitsu, a rádio comunitária criada para aproximar a comunidade e ajudar com dicas de segurança e dar transparência ao trabalho das polícias”, disse o comandante da 30ª Cicom, capitão Guilherme Sette.

Mais operações – Durante o feriado prolongado, os policiais militares da 30 ª Cicom e policiais civis do 30° Distrito Integrado de Polícia (DIP) realizaram operações nos bairros Jorge Teixeira e Cidade de Deus. Foram em sete veículos recuperados e sete suspeitos presos.

Em uma das ocorrências, um carro Volkswagen Voyage branco foi recuperado e três suspeitos foram presos após roubarem uma lanchonete no bairro Nova Vitória. Após o roubo, o trio foi interceptado pela polícia na rua Malvarisco, conjunto João Paulo, bairro Jorge Teixeira.

Ação conjunta – O titular do 30º DIP, delegado Torquato Mozer, afirmou que a troca de informações integradas entre as polícias possibilita uma ação conjunta de policiamento preventivo e ostensivo mais eficaz. No feriado prolongado, o foco das operações foi a recuperação de veículos, já que a polícia tinha informação a partir das denúncias. “Em posse dessas informações, as operações se tornaram mais fáceis e a apreensão destes veículos ajudou a prevenir novas ações criminosas”, disse Mozer.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SSP-AM