Governo lança plano integrado de segurança para Parintins 2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), lança nesta sexta-feira (14), às 9h, no auditório do Corpo de Bombeiros, em Petrópolis, na zona Sul de Manaus, a Operação Parintins 2013 com a apresentação do Plano Integrado de Segurança Pública. Por ter grande repercussão nacional e internacional, o Festival Folclórico de Parintins foi classificado como evento teste para a Copa do Mundo de 2014, por meio da Portaria 16 da SSP, de fevereiro de 2012.

A SSP, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e Comissão Temporário de Grandes (Cetesge), vai coordenar todas as ações do sistema de segurança em Parintins. Os órgãos das esferas municipal, estadual e federal vão estar reunidos no GGI que terá uma sala específica no bumbódromo, a partir do dia 21 de junho, até o dia 2 de julho, de acordo com o Plano Geral Integrado da Operação Parintins 2013, com atribuições bem definidas para garantir a segurança do evento.

Cerca de xxx servidores, sendo pelo menos mil das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, e os demais agentes do Detran, Corregedoria-Geral, Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai), Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) estarão em Parintins desenvolvendo atividades e operações em todos os pontos da cidade, nas entradas e saídas, com maior reforço.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital de Menezes, o 48º Festival Folclórico de Parintins deve receber cerca de 100 mil visitantes e será o grande evento teste para o Mundial de 2014. “Nos últimos anos o evento ganhou dimensões gigantescas e recebemos turistas de todas as partes mundo, além de um grande número de autoridades. A polícia deve estar atentar porque qualquer incidente pode manchar o brilho da festa”, disse.

Vital disse destacou ainda que todo perímetro urbano e área da cidade é prioritário. Segundo o secretário, as polícias vão atuar no policiamento ostensivo e aéreo, abordagens de trânsito, a fiscalização das embarcações de passageiros nos rios, pouso e decolagem de aeronaves e de monitoramento, por meio das câmeras de segurança instaladas de forma estratégica na cidade, entre outros.“Dentro e no entorno do bumbódromo que foi reformado e ampliado, também haverá um grande esquema de segurança integrado para garantir a tranquilidade dos brincantes, visitantes e de todos que estarão trabalhando no evento”, disse.

A meta, segundo Vital, é sitiar toda a ilha tupinambarana com o esquema integrado de segurança que terá ainda ações preventivas no trânsito e de conscientização com a distribuição de folders. “ Queremos que todos brinquem de forma saudável, sem excessos que possam comprometer a seriedade do Festival. Essa é nossa missão”.