Governo investe R$ 1,1 milhão em cursos para policiais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), vai destinar neste ano cerca de R$ 1,1 milhão em cursos de capacitação para policiais civis e militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como parte da  preparação do sistema para a Copa do Mundo de 2014.

O investimento é fruto de convênio firmado entre a SSP-AM e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, conforme anunciou hoje de Brasília o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, que está tratando dos projetos que preparam Manaus para sediar o evento internacional de futebol. “O governador Omar Aziz entende que o aprimoramento dos nossos policiais é de fundamental importância para o sucesso da segurança. Vamos combater o crime de forma científica, com o homem preparado para operar tecnologias modernas que estamos implantando na polícia”, disse Vital.

De acordo com o secretário, neste ano serão 2.100 servidores do sistema de Segurança Pública capacitados em cursos como Uso diferenciado da força; Tática e técnica policial militar; Análise criminal; Mediação de conflitos; Segurança de dignitários; Policiamento montado; Adestrador de cães; Línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e Libras, no nível básico.

Vital disse que o Governo do Estado firmou compromisso com o cidadão de garantir a segurança da população local e dos visitantes e turistas que virão a Manaus para assistir os jogos da Copa do Mundo. “Se não fosse assim, nem nos meteríamos a sediar a Copa. A implementação do Ronda no Bairro na capital e em 12 municípios neste ano é um sinal da preocupação do governador com a segurança de todos. Enquanto preparamos bem os policiais, realizamos treinamentos integrados com as forças amigas, sempre simulando a situação que teremos durante uma partida de futebol”, afirmou o secretário.

Os cursos oferecidos aos servidores são a cargo do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), que informa mensalmente aos órgãos do sistema a disponibilidade de vagas e o método de seleção dos candidatos.