Governo inaugura 29º DIP e Centro Integrado de Segurança da zona Leste

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), inaugurou hoje o 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro do Mauazinho e o Centro Integrado de Segurança (CIS), na avenida Grande Circular, as duas unidades na zona Leste de Manaus. Mais amplas e com moderna tecnologia as estruturas fazem parte dos investimentos na área da segurança pública e reforça as ações do Programa Ronda no Bairro.

O 29º DIP que funcionava em uma estrutura improvisada desde a implantação do programa em fevereiro do ano passado, recebeu investimentos de R$3 milhões. O complexo abriga também a 29ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). “Com o Ronda no Bairro aumentamos de 17 para 30 os números de DIP em Manaus. A unidade do Mauazinho é um dos 13 novos DIP implantados com o objetivo de aumentar a presença da polícia junto à população”, disse o governador Omar Aziz durante a inauguração;

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital de Menezes, destaca a redução de 23% nos índices de criminalidade nessa área, de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período de 2012. “Os casos de homicídio também caíram. Foram 3 casos nos primeiros 4 meses de 2013 contra 10 em iguais meses de 2012”, disse.

O prédio do 29º DIP de dois andares, equipado com elevador para pessoas com deficiência, tem ainda salas para o funcionamento do Conselho Comunitário e auditório para realização de palestras e reuniões entre a polícia e os moradores.

CIS da zona Leste

O Centro de Integrado de Segurança (CIS), na avenida Grande Circular, no bairro Jorge Teixeira, foi outro prédio inaugurado nesta terça-feira. No local vão funcionar o Comando de Policiamento da Área (CPA) da Polícia Militar, a Seccional Leste e as Delegacias Especializadas em Homicídios, Seqüestros e de Crimes de Trânsito, além de um grupamento do Corpo de Bombeiro do Amazonas.

No CIS vão  estar centralizadas informações sobre os oito Distritos Integrados de Polícia da zona leste, como explica o tenente-coronel Júlio Alberto Simonetti, comandante do CPA Leste. “A nova sede tem excelente estrutura que vai possibilitar um melhor atendimento ao público, além de receber informações de todos os DIP’s”.