Órgãos de segurança apresentam plano para o réveillon
Pouco mais de 2 mil servidores do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus vão atuar na operação de segurança do réveillon da capital, que acontecerá na Ponta Negra (zona Oeste), Amarelinho (Sul) e avenida Itaúba (Leste), conforme apresentação feita na manhã deste dia 29 por representantes de órgãos do sistema de Segurança Pública.
Para o último grande evento do ano no Amazonas será usado o modelo de segurança integrado semelhante ao que foi empregado com sucesso na Copa do Mundo em Manaus, explicou o gerente de Operações da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), tenente-coronel José Cláudio.
De acordo com José Cláudio, o réveillon de Manaus foi classificado como grande evento pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que coordena a operação por intermédio da Seagi e em interação com órgãos da prefeitura. “A expectativa de público nos três locais do réveillon e outros detalhes, como a natureza da festa, sua complexidade, risco e abrangência levaram a SSP considerá-lo como grande evento, exigindo um plano de segurança de igual peso”, disse. A portaria da SSP foi publicada em Diário Oficial no dia 9 deste mês.
A operação será coordenada do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E) da SSP-AM por representantes das secretarias-adjuntas de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) e de Inteligência (Seai), das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos do sistema (Ouvidoria, Corregedoria, Gabinete de Gestão Integrada – GGI) e do município (Manaustrans, Samu, Guarda Municipal, SMTU, secretarias), perfazendo cerca de 20 órgãos atuando em conjunto.
Coordenando o CICC-E estará o coronel Raimundo Oliveira Filho, que disse que a operação já está bem definida entre os órgãos envolvidos, com total integração do Estado e Município na busca de obter os mesmos resultados dos últimos anos no índice zero de ocorrências criminais importantes.
“Seremos obrigados a impedir nas águas da praia da Ponta Negra a partir das 16h para os vários eventos que acontecerão ali durante o réveillon. No perímetro da praia serão realizados os shows e não será permitido entrar com comida e objetos perfuro-cortantes. O objetivo é assegurar que o manauense desfrute do réveillon com tranquilidade”, disse.
Nos três locais de réveillon haverá queima de fogos e shows musicais com atrações nacionais e regionais. A estimativa de público para esses locais é de 130 a 150 mil pessoas.
Trânsito
Segundo o diretor de Controle e Gestão do Manaustrans, José Costa Neto, a partir das partir das 7h do dia 31 todo o perímetro do complexo turístico da Ponta Negra será interditado para montagem da estrutura e barreiras de trânsito.
Segundo ele, a avenida Coronel Teixeira e alameda Alasca serão exclusivas para pedestres, enquanto a ponte Engenheiro Octavio Câmara, inaugurada no último sábado, ficará só para escoamento de veículos.
“O estacionamento poderá ser feito na área do condomínio Alphaville, com cerca de 980 vagas, e também ao longo da avenida do Turismo a partir da ponte do Itaporanga, somente do lado direito. No Amarelinho e Itaúba não teremos grandes mudanças”, disse Costa Neto.
O diretor da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Waldir Frazão, disse que a partir das 19h às 4h do dia 1º mais oito linhas de ônibus estarão disponíveis, além das seis que já operam na área. “Ao todo serão 165 veículos operando. O ponto de embarque e desembarque será em frente às barracas de venda de cocos”, destacou.
Estrutura operacional
Recursos operacionais da SSP vão ser usados para garantir a segurança, como câmeras de alta resolução, pontos de observação elevados (POE), centros integrados de comando e controle móveis (CICC-M), ônibus com delegacia itinerante, equipamentos de detecção de metais, cães, tropas especializadas, helicóptero, entre outros.
O CICC_E, legado da Copa do Mundo, oferece estrutura física que facilita a integração dos órgãos, disponibilizando recursos de qualidade para o desempenho das atividades, como posições de acompanhamento na sala de videowall e salas específicas para os participantes da operação.