Governador José Melo conclui mudança na cúpula da Segurança Pública
Os novos titulares da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), delegado federal Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, e da Delegacia Geral da Polícia Civil (DG), Orlando Dário Goes do Amaral, foram empossados nos cargos, na última quarta-feira (21). A solenidade ocorreu no auditório da Sede do Governo do Amazonas, na zona Oeste de Manaus. As autoridades policiais foram empossadas pelo governador do Amazonas, José Melo.
As mudanças na cúpula de segurança são as primeiras confirmadas dentro da reestruturação administrativa que está sendo feita pelo governador, com o objetivo de promover avanços e melhorias na gestão dos serviços públicos. A escolha dos novos integrantes é apenas parte das modificações na segurança pública.
Definida como uma das prioridades do novo governo, a área deve passar, ainda, por mudanças na parte conceitual, segundo o governador José Melo, para fortalecer o combate ao tráfico de drogas, reestruturar e ampliar o Ronda no Bairro e implantar o programa “Todos Pela Vida”, que vai promover ações educativas, culturais e esportivas, visando afastar os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas.
E no dia 22 de janeiro, em solenidade Militar, assumiu o Comando Geral da Policia Militar do Amazonas o coronel PM Gilberto Gouvêa. Melo reafirmou prioridade ao setor e disse que vai fortalecer as tropas policiais, por meio da realização de novo concurso e do investimento permanente em qualificação e valorização.
Durante a solenidade no Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul, o governador disse esperar uma nova PM: forte no combate ao crime e terna no trato com o cidadão comum. “Vamos atacar a segurança em duas pontas. O combate à criminalidade, com uma polícia dura com o marginal, nos termos da lei, mas ao mesmo tempo, na relação com o cidadão comum, teremos de ser um pai terno e carinhoso, com autoridade, mas sempre levando em consideração essa tônica”, disse Melo.
Compõem ainda a política integrada de prevenção à violência, os projetos de construção de centros de convivência da família e de escolas de tempo integral em áreas onde há maior índice de ocorrências policiais, a partir de mapeamento feito pela SSP-AM. Todas as 15 escolas no modelo de ensino integral previstas para Manaus serão erguidas com essa orientação, frisou o governador.
De acordo com Melo, o Ronda no Bairro passará por uma reestruturação visando melhorar a atuação na capital e permitir a expansão para o interior do Estado. Atualmente, o programa está presente em nove municípios. “O Ronda no Bairro é um programa bom e que funciona. Mas precisa ser aprimorado no trato com a população e colocando mais tecnologia e expandindo para que a gente possa dar cobertura total não só em Manaus, mas no interior. E vamos levar cada vez mais para as cidades”, ressaltou.
O reforço ao Ronda no Bairro e à atuação da Polícia Militar também contempla a oferta ampliada de cursos de qualificação por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a realização de um novo concurso público com cinco mil vagas para a corporação. O cronograma para a realização de novo concurso público ainda será definido.
Melo afirmou que o orçamento projetado para a segurança pública este ano deve girar em torno de R$ 1,4 bilhão. Além de investimentos na capital, o interior também receberá atenção, conforme orientações repassadas ao novo comando da cúpula de segurança.
Em seu discurso na solenidade de passagem de comando na PMAM, o governador agradeceu o empenho das tropas policiais e também defendeu a preservação da hierarquia e união entre as polícias Civil e Militar, como ponto fundamental para o sucesso da política de segurança pública. “Tenho pela Polícia Militar o maior respeito e carinho. Meu relacionamento está acima da autoridade de governador. Esse vai ser o tratamento que vamos ter um com o outro. Não muda. Claro, isto, em nenhum momento, tem que ser entendido como quebra de autoridade. Queria dizer que acho que uma coisa a se trabalhar de forma muito forte é a questão da autoridade. Não consigo entender uma polícia sem hierarquia, sem o estreito cumprimento da hierarquia, porque senão vira algo intolerável e essa é uma questão muito forte que vamos atacar nos próximos quatro anos”, enfatizou.
O comandante-geral da PM, coronel Gilberto Gouvêa, afirmou durante a posse que assumir o comando é dever de gratidão. Ele se comprometeu em promover melhorias em prol da corporação e disse que prepara medidas de curtíssimo prazo para atender as orientações do governador José Melo. “Estamos elaborando programas e projetos para emprego de tecnologia da informação, vamos buscar a integração e valorizar de toda a forma o policial militar”, frisou.
Além de Gouvêa no Comando Geral, assume como subcomandante geral da PMAM o coronel PM Antônio César Escóssio e, como chefe do Estado Maior, o coronel PM Domingos Sávio.