Fronteira Mais Segura/Hórus: Ações no Amazonas somam mais de R$ 95 milhões de danos ao crime organizado em 2023

Dados são do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas do Amazonas (GGI-F) que coordena a operação no Estado (Foto: Divulgação/SSP-AM)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete Integrado de Fronteiras e Divisas do Amazonas (GGI-F), já registra mais de R$ 95 milhões de danos ao crime organizado, com o resultado da Operação Fronteira Mais Segura/Hórus em 2023, no Estado. O valor do prejuízo inclui apreensões de drogas, armas, munições e materiais de uso ilegal.

Conforme o GGI-F, entre 1º de janeiro e 14 de março deste ano, as ações já somam R$ 95.150.680,69 de danos às organizações. Durante o período, as forças de segurança realizaram 137 prisões, apreenderam mais de 187 mil litros de combustível; mais de R$ 16 mil em espécie; 36 armas de fogo; mais de 1 mil munições e mais de seis toneladas de entorpecentes.

Também durante as ações, os policiais apreenderam três toneladas de pescado ilegal; 33 veículos e 20 embarcações.

De acordo com o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, o investimento nas forças de segurança realizado pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima, colabora para resultados positivos das ações policiais.

“O Governador Wilson Lima determinou a intensificação de ações policiais em 2023 para combatermos fortemente a criminalidade em todo Estado. As entregas e demais investimentos realizados pelo Governo colaboram para que tenhamos, cada vez mais, resultados positivos na segurança pública e respostas para a população amazonense”, destacou o secretário.

Fronteira + Segura / Hórus

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em janeiro deste ano, o Amazonas foi o estado brasileiro que mais causou danos ao crime organizado, em ações policiais no âmbito da Operação Fronteira Mais Segura/Hórus.

A descapitalização das organizações criminosas pelas forças de Segurança foi orçada em mais de R$ 55 milhões, valor 14% maior que o do Mato Grosso do Sul, o segundo colocado no ranking. A operação ocorreu em 11 estados, em uma parceria dos governos estaduais com o Governo Federal.

A Operação Fronteira Mais Segura/Hórus é uma parceria entre os Governos Federal e do Estado. Foi criada a partir do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, do MJSP, que visa o combate a crimes fronteiriços em todo o Brasil. No Amazonas, a operação é coordenada pela SSP-AM por meio do GGI-F. A ação conta com o efetivo de 174 agentes que atuam espalhados pelas áreas de fronteira do estado.