Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas lança Operação com efetivo de mais de mil agentes da Segurança Pública

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
O Governo do Amazonas lançou, nesta quarta-feira (25/06), a Operação Parintins 2025, que envolve efetivos das polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Ao todo, cerca de mil agentes do Sistema estão envolvidos no esquema de segurança montado para levar tranquilidade a todos durante o 58º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Este ano, o trabalho conta com reforços dos aparatos tecnológicos empregados nos programas RecuperaFone e Paredão veicular e facial.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“Já estamos no município, há mais de 30 dias, com a Operação Impacto, que vai permanecer também conosco durante esse período, trazendo tecnologia, reconhecimento facial, reconhecimento de placas, todo o Sistema Paredão vai estar atuando aqui, assim como o RecuperaFone. Tudo para ter tranquilidade para que o povo venha participar do Festival de Parintins” destacou o secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida.
A Operação Parintins 2025, que também conta com viaturas sobre duas e quatro rodas, delegacia móvel, base fluvial, e outras embarcações como lanchas blindadas, foi lançada no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. O reforço na segurança pública é uma determinação do governador Wilson Lima e não compromete o trabalho ostensivo e preventivo realizado em Manaus ou qualquer outro município do estado.
O planejamento de toda a operação iniciou em janeiro de 2025 e contou com a coordenação da SSP-AM, por meio de reuniões integradas realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), responsável pela montagem do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) nas dependências do Bumbódromo.
Mais tecnologia
Este ano, a SSP-AM desembarcou em Parintins todo o aparato tecnológico dos Programas RecuperaFone e Paredão Facial e Veicular. As análises serão realizadas pelas equipes do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular, do Cerco Inteligente de Videomonitoramento e pelas equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), respectivamente.
Além disso, a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), vai coordenar ações como a operação Impacto e patrulhamento fluvial em toda a orla de Parintins.
Polícia Militar
A PMAM mobilizou um efetivo de mais de 650 policiais militares, deste total, 120 já atua no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Parintins. Segundo o comandante da corporação, coronel Klinger Paiva, as ações de policiamento empregadas serão de várias modalidades.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“Nós somamos um pouco mais de 650 homens que irão atuar em nossas diversas modalidades de policiamento, motorizado em duas e quatro rodas. Teremos o policiamento turístico, também, para atender os turistas que precisarem de auxílio da polícia militar e estaremos cobrindo todos os pontos de grande aglomeração”, disse o comandante.
Polícia Civil
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) chegou à cidade com um efetivo de mais de 80 servidores. As equipes serão responsáveis pelas ações de polícia judiciária. Além disso, a PC-AM, desembarcou para a Ilha, a Delegacia Móvel.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Paulo Mavignier, a unidade estará à disposição da população para registro de ocorrência e orientações, no Porto da cidade. A escolha do local se deve, justamente, ao grande fluxo de pessoas que chegam nas embarcações para o 58º Festival de Parintins.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“Trouxemos o ferry boat da Polícia Civil com lanchas operacionais para patrulhar toda a orla de Parintins. Colocamos o ônibus da Polícia Civil que atenderá ocorrências na região do porto, e quem sofreu algum dano já pode se dirigir à delegacia móvel, além do reforço na nossa central de flagrante, inclusive nas questões de violência contra a mulher e importunação sexual”, disse o delegado.
A Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, localizada no bairro Itaúna 2, funcionará a partir de quinta-feira (26/06) em regime de plantão 24 horas, para registro de Boletins de Ocorrência (BO) e demais atendimentos de sua competência.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará com quatro grupos operacionais antes e durante o 58º Festival de Parintins. O efetivo de 165 servidores estará dividido na prevenção da área urbana, aquática, no aeroporto Júlio Belém e no Bumbódromo. O primeiro grupo da corporação chegou à Ilha Tupinambarana no dia 20 de junho, uma semana antes do evento.
Ao todo, foi enviado à cidade um total de 25 viaturas de Manaus para reforçar o trabalho da corporação. Entre as quais estão um Auto Tanque Abastecimento (ATA), Auto Bomba Tanque (ABT), motocicletas, motonáutica, lancha de prevenção aquática e mergulho, lancha de transporte de tropa e uma Guarnição de Serviço Especializado (GSE), são algumas das viaturas enviadas para o município.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“Esse é um festival que nós estamos trabalhando há muito tempo, estamos com 165 homens e nunca trouxemos uma tropa tão grande para o festival de Parintins. Teremos um simulado de salvamento em altura com retirada de vítimas, de incêndio, de salvamento aquático. Estamos preparados e garanto que esse será o melhor festival de todos os tempos”, explicou o subcomandante da corporação, coronel Borges.
O efetivo dos militares que atuarão em Parintins é do Comando dos Bombeiros da Capital (CBC), Comando dos Bombeiros do Interior (CBI), Defesa Civil e servidores do CBMAM do município.
Detran-AM
O Detran Amazonas está com um efetivo formado por 62 pessoas, entre agentes de trânsito do Detran-AM e policiais militares. As interdições devem ser executadas em pontos estratégicos da cidade, como as imediações do Bumbódromo, área da praça Eduardo Ribeiro e da praça do Cristo Redentor, conhecida popularmente como praça da Digital, além de campanhas educativas, como explica Arthur Cruz, coordenador geral de fiscalização do órgão.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“As ações irão incluir campanhas educativas no aeroporto, portos e nos pontos turísticos da cidade e também de orientação no trânsito. A partir das 6h de quinta-feira (26/06), o perímetro da Catedral e do Bumbódromo já estarão interditados para que o público possa trafegar de forma livre e os agentes de trânsito irão orientar com relação os desvios”, explicou o diretor.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, reforçou a importância das Forças de Segurança para oferecer proteção para a população.

Fotos: Alex Pazuello/Secom.
“A Secretaria de Segurança tem dado e dará toda a infraestrutura necessária pra que nós não tenhamos nenhuma ocorrência ou pelo menos minimizemos isso. O governo dá uma demonstração clara da preocupação que tem com as pessoas que aqui vivem”, disse o secretário.
Além dos representantes das Forças de Segurança, o evento de lançamento da Operação Parintins contou ainda com a presença do prefeito de Parintins Mateus Assayag e secretários de Estado.