Equipe da DECCM–Anexo e parceiros realizam ação social com a promoção de serviços distintos voltados aos populares

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher–Anexo (DECCM-Anexo), realizou nesta quarta-feira (06/12), das 8h às 14h, ação social, que teve como tema “DECCM-Anexo Cidade de Deus protegendo a mulher”, onde foram disponibilizados para a população, no prédio da especializada, situado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte da cidade, serviços distintos, como emissão de Registro Geral (RG), atendimentos jurídicos e psicossocial, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes rápidos de HIV e Sífilis. Durante a ação foram realizadas, ainda, palestras sobre violência doméstica.

Conforme a delegada titular da DECCM-Anexo, Andrea Nascimento, a ação foi realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); e Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Os trabalhos contaram, ainda, com o reforço de profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona norte da cidade e Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Na unidade policial foram oferecidos serviços distintos, como emissão de 1ª e demais vias do RG, atendimento jurídico por profissionais da OAB-AM e, também, no ônibus itinerante da DPE-AM, realizados atendimentos de divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação do registro civil e curatela. No local foi ofertado, ainda, atendimento psicossocial, realizado por integrantes da SEPM e Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, da Semmasdh.

“Essa ação social foi pensada em relação aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Os serviços oferecidos serviram para aproximar a mulher e a comunidade da polícia, para que todos tenham conhecimento de que no bairro Cidade de Deus, que é a área de maior incidência de violências doméstica e familiar contra a mulher, também existe uma delegacia especializada em crimes contra a mulher. Buscamos, com isso, ajudar vítimas a sair desse ciclo de violência. A DECCM-Anexo é mais uma ferramenta para as mulheres não se calarem diante de qualquer violência doméstica”, declarou Andrea Nascimento.

A frentista Alessandra Brusso de Melo, 32, moradora do bairro Cidade de Deus, compareceu à especializada na manhã desta quarta-feira (06/12) para obter a segunda via do RG. “Fiquei muito animada quando soube da ação porque já tinha um tempo que eu estava tentando emitir uma nova via do documento. Como a delegacia fica perto da minha casa, resolvi vir. O atendimento foi excelente e deu tudo certo. Todos da comunidade que puderam participar saíram satisfeitos”, argumentou.

FOTOS: ERLON RODRIGUES/PC-AM