Em Rio Preto da Eva, Operação Virtude apura denúncias de crimes contra pessoas idosas

Denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da SSP-AM. Foto: Jean Palheta/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, nesta quarta-feira (04/10), a Operação Virtude em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), para apurar denúncias de crimes contra pessoas idosas naquela localidade.

De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, a ação teve início na segunda-feira (02/10) em Manaus, e ocorrerá até o fim do mês de outubro, tanto na capital como nos demais municípios do Estado. Nesta quarta-feira, as equipes estiveram em Rio Preto da Eva, para averiguar denúncias realizadas à 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.

“O objetivo da operação é verificar essas denúncias, e caso sejam confirmadas, realizamos a instauração dos procedimentos criminais cabíveis. Além de encaminhar o caso à rede de proteção do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi)”, informou a delegada.

As denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, o Disque Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

A autoridade policial relatou que a rede de proteção atua de forma preventiva com diversas ações educativas, como por exemplo palestras, rodas de conversas, panfletagem ou qualquer outro tipo de ação que possa ser realizada em defesa aos idosos. Essas ações já são realizadas diariamente pela DECCI, com o apoio da Sejusc, mas durante esse mês elas são intensificadas.

“Todos os municípios do interior estão na rota da Operação Virtude. Durante contato com o delegado Henrique Brasil, titular da DIP de Rio Preto da Eva, ele nos apresentou as ocorrências recebidas por meio do disque-denúncia, e então viemos realizar visitas às residências dos idosos e verificar a procedência das informações, bem como levar orientações”, explicou Andréa.

Foto: Jean Palheta/PC-AM

Conforme a titular da DECCI, as ocorrências mais registradas são de negligência, maus-tratos, abandono e apropriação de bens, que geralmente são cometidos por familiares, amigos, cuidadores e até mesmo vizinhos.

“Não podemos tolerar nenhum tipo de violência cometido contra o idoso, seja no âmbito familiar ou em qualquer outro lugar, o importante é a gente pensar em trabalhar de forma respeitosa para garantir os direitos dessas pessoas em sua totalidade”, afirmou.

Palestra

Durante a operação, a delegada também realizou uma palestra no Centro de Convivência do Idoso Antônio Batista Filho, e levou aos presentes orientações sobre como agir caso sejam vítimas de algum tipo de crime.

“Levar informação a essa população é crucial. É importante saber como agir nessas situações, e também garantir a proteção da pessoa idosa”, esclareceu André.

Foto: Jean Palheta/PC-AM