Em menos de um mês, denúncias do 181 geraram seis prisões de procurados e  foragidos da Justiça

Sistema reforça importância das denúncias da população (Foto: Carlos Soares – SSP-AM/ Erlon Rodrigues – PC-AM)

Em menos de um mês, denúncias recebidas pelo Disque 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), resultaram em seis prisões de suspeitos de homicídios efetuadas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

O Secretário Executivo Adjunto de Operações, coronel Cezar Andrade, destacou que o acréscimo de informações feito pelo Disque 181, ajuda a evitar o risco operacional e traz resultados positivos para o sistema de segurança.

“A Secretaria de Segurança Pública e os demais órgãos subordinados, frequentemente fazem uso da ferramenta 181 para coleta de informações. Isso tem gerado resultados positivos na apreensão de materiais, prisões em flagrantes e capturas de foragidos da justiça. Com isso estamos reduzindo o risco operacional dos agentes em campo que já estão munidos de informações para a ação” disse o secretário.

O Disque 181 funciona com denúncias e repasse de informações que contribuam com o sistema de segurança. A Seai reforça o anonimato e segurança das denúncias, onde é preservada a identidade do denunciante. O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende toda a região metropolitana de Manaus.

Prisões

Em 27 de fevereiro, Leor Pereira de 56 anos foi preso em Manaus após uma denúncia indicar a localização do homem que era suspeito de estupro de um menor de idade e de homicídio praticado contra sua própria mãe. Após enviar a denúncia até a DEHS, que mobilizou uma equipe para apurar a informação, foi realizada a prisão do mesmo.

Em 06 de março, Emerson da Silva Campinas, de 38 anos, estava foragido da justiça pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e homicídio, e após denúncia ao 181, foi preso por policiais da DEHS no bairro Cidade de Deus, em Manaus.

Em 12 de março, David Melo da Silva de 30 anos, estava foragido da justiça suspeito do crime de homicídio, e após uma denúncia enviada ao 181 com a localização do suspeito, equipes da DEHS fizeram a verificação e realizaram a prisão do mesmo no bairro Santa Luzia, em Manaus.

Nesta quarta-feira (15/03), Wellington Mendes Laranjeiras de 37 anos, que estava foragido da justiça do Pará por crime de homicídio ocorrido em 2001, foi preso pela DEHS após uma denúncia do 181 revelar a localização do suspeito.

Também na quarta-feira, equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) prenderam Rafersson Barbosa da Silva de 30 anos, foragido da justiça de Belo Horizonte, por roubo e porte ilegal de arma de fogo, no bairro Nossa Senhora das Graças. Outro homem, procurado por roubo a um estabelecimento comercial no bairro, identificado como Luciano Penna Figueira, foi preso pela Seaop após denúncia do 181.

Ao todo foram seis presos em ações conjuntas entre SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), originadas por meio de informações repassadas pelo sistema 181.