Em 24h, Polícia Militar do Amazonas apreende 11 armas de fogo na zona leste

As armas estavam sendo utilizadas em assaltos e os presos têm envolvimento com o tráfico de drogas. (Fotos: Divulgação/PMAM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão Leste, em ações da 4ª, 9ª e 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s), apreendeu na tarde e noite de quinta-feira (21/12), em ocorrências diferentes, 11 armas de fogo utilizadas em práticas de assaltos e crimes envolvendo tráfico de drogas.

Na primeira ocorrência, um homem foi preso praticando assalto, na avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus. Com ele, os PMs apreenderam duas armas de fogo.

Segundo o capitão Thiago Dantas, comandante da 4ª Cicom, a equipe policial foi informada, pelo Paredão do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), sobre a movimentação de um veículo, modelo Gol, cor vermelho, com restrição de roubo, fazendo uma sequência de assaltos nas regiões norte e leste da capital.

“As equipes de policiais militares integradas da 30° e 4ª Cicom realizaram um cerco e, na ação, prenderam um homem. Haviam outros dois comparsas com ele, que conseguiram fugir durante a interceptação. Na abordagem, encontramos nove aparelhos celulares; duas armas de fogo, sendo uma pistola 9 milímetros e um revólver calibre 38; caixas de som, televisão, além da apreensão do veículo com restrição de roubo”, informou o capitão.

O suspeito foi preso em flagrante e conduzido, junto com o material apreendido, ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ainda segundo o capitão, o homem preso já possui passagem pela polícia pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte.

Mais armas

Na noite de quinta-feira, após receber informações por sua linha direta, a equipe da 9ª Cicom prendeu quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, com idades entre 18 a 28 anos, por posse ilegal de arma de fogo e envolvimento com o tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada em uma estância, localizada na rua Curica, bairro São José 2, zona leste de Manaus.

Com o quarteto, os PMs apreenderam nove armas de fogo, tipo revólveres; cinco celulares da marca Samsung, duas porções de maconha e R$ 139 em espécie. O grupo e o material apreendido foram encaminhados para o 14º DIP.

Paredão

O Paredão faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O sistema de monitoramento de câmeras tem tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. Além da recuperação de veículos, o sistema tem auxiliado em investigações que já resultaram em desarticulação de bandos criminosos e na apreensão de drogas.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.