Dioa transporta 534,10 kg de entorpecentes de Barcelos para a capital

Transporte de grandes cargas de droga é uma medida de segurança para os agentes. (Foto: Divulgação SSP/AM)

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), concluiu o transporte de 534,10 quilos de entorpecentes de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) para Manaus. Toda a droga havia sido apreendida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade.

O transporte da droga para Manaus, realizado por meio da aeronave de asa fixa, é uma medida de segurança e otimiza o tempo em que o entorpecente é transferido para a capital. Por via fluvial, esse transporte iria demorar dias para ser realizado e com a aeronave, esse trabalho é realizado de forma mais célere.

Todo o entorpecente transportado ao chegar em Manaus é entregue à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Asa fixa

A Aeronave de Asa Fixa do Dioa foi adquirida pela SSP-AM em novembro de 2022, após ser apreendida em uma operação da Polícia Federal no estado do Mato Grosso (MT). Após uma intensa reforma, atua à disposição das forças de segurança do Amazonas.

O avião tem uma autonomia de voo de cinco horas e pode operar em todo o estado do Amazonas, facilitando a logística durante operações policiais e atuando como medida de segurança para o transporte de grandes cargas de entorpecentes.