Detran-AM remove 68 veículos durante operação na zona norte de Manaus

Durante a operação “Pilar-1”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (31/01), uma ação de fiscalização nos bairros Cidade de Deus, Mutirão e Novo Israel, na zona norte de Manaus. Ao todo, 68 veículos foram removidos, sendo 16 carros e 52 motos, além de 221 autos de infração emitidos contra condutores por diversas irregularidades.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforça que a fiscalização visa contribuir com a operação integrada do sistema de segurança pública do Amazonas. “Nosso objetivo é promover a contenção de veículos que, porventura, queiram sair de locais alvos de busca e apreensão ou de prisão. E notadamente exercendo nosso papel institucional, que é fiscalizar a regularidade desses veículos, as questões administrativas, eventuais infrações também, mas, sobretudo, dar segurança aos policiais que estão naquele momento efetuando o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão”, ressaltou Sá. A ação é coordenada pelo secretário de Segurança. Coronel Louismar Bonates.

A fiscalização também apreendeu 54 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e 5 CNHs. Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.

Aproximadamente 50 agentes do Detran-AM participaram da fiscalização, que também contou com agentes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran). Licenciamento e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em atraso, pessoas dirigindo sem possuir habilitação e motociclistas dirigindo sem equipamento de segurança foram as principais infrações.

Ação integrada – O reforço na atuação policial faz parte da nova política do Governo do Amazonas focada na integração entre as forças de segurança do estado. A ação cumpre mandados de prisão, busca e apreensão referentes, principalmente, aos crimes de tráfico de drogas e homicídio. São mais de 200 policiais na operação integrada, que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil e Detran-AM, que montou barreiras para fiscalizações de veículos. O secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, comandou a operação e acompanhou equipes policiais no cumprimento dos mandados.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Thaís Bentes