Detran-AM lança campanha de sensibilização e novas ferramentas de comunicação para reduzir índice de acidentes de trânsito
Texto: SECOM
Com o intuito de reduzir os índices de acidentes de trânsito no Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou nesta terça-feira, 7 de abril, a campanha de sensibilização “Se beber, escolha viver, não dirija” e novas ferramentas de comunicação para a população ajudar a combater infrações no trânsito. No primeiro trimestre deste ano, o órgão registrou no Amazonas um aumento de 26,15% no número de vítimas fatais em acidentes, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A campanha aborda os malefícios da mistura de álcool e direção e será publicada nos diversos veículos de comunicação, bem como deve ser tema de audiências públicas nas casas legislativas estadual e municipal. Durante a coletiva de imprensa realizada na sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul da capital, o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, comentou que a campanha vai ter uma ampla divulgação devido às crescentes mortes no trânsito registradas desde o início do ano no Estado.
“Essa campanha será massificada devido ao grande número de assassinatos no trânsito por pessoas alcoolizadas no período do Carnaval. Muitas famílias tiveram entes queridos mortos devido à irresponsabilidade de motoristas que teimam em dirigir embriagados”, disse Feitoza.
Com o intuito de obter o apoio da população no combate às infrações no trânsito, o Detran-AM criou o WhatsApp (98802-5246) para permitir que os internautas possam enviar fotos e vídeos com o registro da placa do veículo que apresentar condutas irregulares no trânsito.
“Com esse WhatsApp não queremos aumentar o número de multas, mas queremos que a população esteja do nosso lado e que todos saibam que estão sendo vigiados, ou seja, que aquele motorista que está lado dele e que não concorda com o ato praticado, vai ser denunciado. As pessoas não aguentam mais ver notícias de crimes no trânsito e temos certeza que a população será nossa aliada”, explicou Leonel Feitoza.
Aplicativo – O outro canal criado é o aplicativo “Detran na Mão” que vai servir para enviar sugestões para melhorar o atendimento do órgão, caso o cidadão encontre alguma irregularidade nos postos de atendimento do Detran-AM. Para ter acesso, os usuários de internet podem baixar o aplicativo pelo Google Play ou pelo site www.detran.am.gov.br.
Fiscalização e parceria – Entre janeiro e março deste ano, mais de 80 pessoas morreram vítimas de acidentes no Amazonas, um aumento de 26,15%, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 65 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito na cidade de Manaus, nos municípios do interior do Estado e na rodovias estaduais AM-010 e AM-070.
Para intensificar as blitzes e fiscalizações, o Detran-AM vai trabalhar de maneira integrada com os órgãos da Prefeitura de Manaus. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique, a fiscalização será mais rígida.
“Temos de aprimorar os nossos mecanismos de fiscalização para tirar da rua aquele motorista infrator. Estamos iniciando um processo que será feito com uma fiscalização muito mais ampla e que vai contar com os órgãos que cuidam do controle de som, das vendas de bebidas e do licenciamento dos estabelecimentos. Precisamos ir à fonte dos problemas e tratar tudo isso com bastante rigidez”, afirmou.