Departamento de Polícia Técnico-Científica recebe novos equipamentos para perícias
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebeu novos equipamentos que irão permitir análises mais precisas na área de informática, além de um gerador de luz forense que irá auxiliar na coleta e análise de material biológico em casos de estupro e homicídios. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio entre a SSP-AM e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
O gerador de luz forense, as estações de perícia em informática forense e os dispositivos de análise em aparelhos móveis (celulares e tablets), vão auxiliar os trabalhos dos peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC), que realizam cerca de 300 exames periciais por mês.
Segundo o diretor do DPTC, Jefferson Mendes, o gerador de luz forense vai auxiliar as investigações de crimes como homicídios e estupro. “Esse novo equipamento possui diversas frequências de luzes que possibilitam com maior eficiência a identificação de vestígios biológicos ocultos, como sangue, saliva, urina, esperma e impressões digitais”.

Ele afirma, ainda, que com a aquisição do equipamento, os peritos irão agilizar a coleta de vestígios, os quais embasarão as investigações. “Com esse novo equipamento, a perícia vai proporcionar maior celeridade na emissão dos laudos”, disse.
O DPTC também recebeu seis estações de perícia em informática forense, que são capazes de recuperar dados em HD’s, por meio de buscas minuciosas. Foram adquiridas também duas ferramentas utilizadas para extração de dados de dispositivos móveis como quebra de senhas e recuperação de dados apagados. “Os equipamentos que recebemos da Senasp são os mesmos utilizados pela Polícia Federal e pelas melhores perícias do mundo, garantindo que nossos peritos tenham os mais adequados equipamentos de trabalho”, declara Jefferson Mendes.