Denúncias de violações contra crianças e adolescentes aumentaram com projeto da SSP em Rio Preto da Eva

O projeto “João e Maria” encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (21/09) em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Mais de 1,7 mil pessoas foram alcançadas no período. Entre junho e agosto, dez casos de violência contra crianças e adolescentes foram recebidas na 36ª Delegacia Interativa de Polícia incentivadas pelas palestras do projeto. A informação é do titular da unidade policial, delegado Jony Cledson Barbosa.

Realizada na Câmara Municipal, a cerimônia de encerramento contou com a presença do Corregedor-Geral do Sistema de Segurança Pública, Coronel Hildeberto de Barros Santos, da titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), delegada Joyce Coelho, da delegada da Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), delegada Débora Mafra, o delegado da 36ª Delegacia Interativa de Polícia do município, Jony Cledson Barbosa Leão, além do Prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Souza.

Assim como na capital amazonense, o projeto “João e Maria” levou profissionais da segurança pública às escolas do município de Rio Preto da Eva para assistir palestras que abordaram temas sobre o enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

O chefe do Departamento de Prevenção a Violência da SSP, capitão Guilherme Sette, fala do desafio de realizar as atividades através do projeto no município e do desejo de continuar expandindo programas de prevenção à violência em outras cidades do interior do Estado.

“Nós conseguimos atingir todas as localidades, um grande desafio. O município de Rio Preto da Eva possui mais de 800 km em ramais, mas isso não foi obstáculo. O projeto atingiu aproximadamente 2.000 pessoas, levando conhecimento sobre o enfrentamento à violência contra mulher, contra criança e adolescente e contra idoso. Todas as faixas etárias foram atingidas e o resultado foi muito expressivo. Tivemos um aumento das denúncias”, destacou.

Segundo o capitão Sette, o projeto está em conclusão em Iranduba e a meta é levar para outros municípios. Uma das próximas paradas é a cidade de Manacapuru.

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Souza, avaliou a importância da junção das atividades do projeto com a educação especificamente do município. “Nós que temos a preocupação de dar uma educação por completo, hoje abraçamos com muito carinho, viemos todos os professores, diretores de escola, coordenadores, tanto da rede municipal como estadual envolvido nesse projeto”.

Denúncias – O Delegado da 36ª Delegacia Interativa de Polícia, Jony Cledson Barbosa, explica que a ida do projeto ao município foi importante por difundir mais informações às vítimas desses tipos de crimes, fazendo-as compartilhar com suas mães e consequentemente denunciando.

“Após o projeto João e Maria teve um número crescente nos casos sendo denunciados na delegacia. Em todo o ano de 2017, nós tivemos 7 casos registrados. Só durante o projeto, nós tivemos 10 casos registrados e formalizados em procedimentos criminais de estupros. Na maioria dos casos as pessoas viram as informações no projeto e foram encorajadas a fazer denúncia”, disse.

O delegado pontua ainda que a Polícia pretende continuar com os trabalhos que o projeto levou até as escolas do município de Rio Preto da Eva. “Em conjunto, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, estamos também vendo a possibilidade do Bombeiro dar continuidade a esse projeto, fazendo um cronograma semanal ou quinzenal para que aconteçam as palestras, porque as palestrantes continuarão na cidade, elas já têm a informação e esse projeto não pode parar”, destacou.