DECCI promove ação para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idosos

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), irá promover na quinta-feira (13/6), das 8h às 15h, no prédio da FUnATI, situado na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste da capital, ação de cidadania em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

“Como parte da programação em torno da data, serão realizadas atividades diferenciadas no local. O objetivo da ação é sensibilizar a população acerca da existência da violência contra os idosos e, também, promover o enfrentamento e fortalecimento das redes de atendimento. Esperamos atender, aproximadamente, mil pessoas, com idades a partir de 50 anos, além de proporcionar qualidade de vida ao público da terceira idade”, declarou a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI.

Durante a programação, serão oferecidos os seguintes serviços: atendimento pela equipe da DECCI, atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), atendimento psicossocial realizado pelo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), emissão de 2ª via de Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento, além de expedição de credenciamento para vagas preferenciais para idosos pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Ainda no local, profissionais habilitados irão orientar e informar sobre os programas sociais mantidos pelo Governo do Estado e cadastro no CAD único pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), roda de conversa realizada pelos discentes e docentes do Curso de Direito do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), além de atividades de entretenimento e serviços de embelezamento.

Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Comemorada em 15 de junho, a data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Inpes).

FOTOS: Divulgação/ PC-AM