Crimes reduzem 16% com policiamento ostensivo focado nas “manchas criminais” de Manaus
Com policiamento ostensivo focado em áreas de “manchas criminais”, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciaram nesta quarta-feira (25), a redução de crimes em Manaus, após a operação ‘Impacto’, iniciada na semana passada.
Os resultados foram divulgados durante reunião de alinhamento realizada no Comando Geral da PM, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul da capital. Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o comandante-geral em exercício da PM, coronel Rubens de Sá, comandante de Policiamento Metropolitano da PM, coronel Franclides Ribeiro, comandante do Policiamento Especializado (CPE), tenente coronel Cleitman Coelho, comandante do Policiamento Ambiental da PM, tenente coronel Roberto Araújo e o Chefe da 3ª seção da diretoria de inteligência da PM, tenente coronel George Feitosa.
Desde a última quinta-feira (19), quando iniciou a operação, até esta segunda-feira (23), as ocorrências reduziram cerca de 16% em toda a cidade, se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Desde janeiro até o mês de maio, a SSP-AM já registra queda de 18% nos homicídios na capital.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, ressalta que as ações estão focadas nas áreas com maior incidência de crimes. “O novo modelo de atuação adotado pela Polícia Militar, levando em conta as manchas criminais, tem apontado resultados muito positivos. Durante esses quatro dias de operação o patrulhamento ostensivo ganhou reforço em locais estratégicos, e que em determinados horários são alvos da atuação de criminosos”, enfatizou.
Segundo o comandante-geral em exercício da PM, coronel Rubens de Sá, a operação foi organizada com base em um estudo minucioso e estratégico, envolvendo todas as 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms). “Nós estamos conseguindo baixar os índices de crimes como homicídios, roubos, furtos e outros delitos. Isso é resultado de um estudo minucioso das áreas que apresentam os maiores índices de criminalidade. Esse trabalho é feito constantemente, analisando as mudanças que ocorrem nas manchas criminais”, explica.
O comandante-geral ressalta que a operação “Impacto” irá continuar neste final de semana. “As operações da PM irão continuar e todo o efetivo necessário será utilizado para a realização dessas ações, inclusive as pessoas que atualmente trabalham no administrativo, juntamente com o policiamento especial como a Força Tática, Batalhão de Choque e Graer (Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo), também estão nas ruas para reforçar o policiamento durante as ações” diz.
Em quatro dias da operação, houve redução de 23% nos crimes de homicídios; as ocorrências de latrocínios caíram 100%; de furtos reduziram 30% e roubo 8%.
Segurança nos municípios – Além da capital, a segunda fase da operação “Impacto” também está sendo levada aos 61 municípios do interior do Estado, por meio da ação ‘Sucuri’, conforme explica o comandante-geral da PM em exercício, Rubens de Sá. “O propósito é estrangular a criminalidade nos municípios e intensificar as ações de repressão e prevenção. Temos equipes policiais em pontos do interior consideradas ‘rotas de fuga’. Locais que são usadas como ponte para o tráfico de drogas, por exemplo”, finalizou.
Foto: Suzana Martins