Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança completa 8 anos de criação
A Corregedoria-Geral do Sistema de Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas está completando no próximo dia 4 de maio, oito anos de criação. O órgão, vinculado administrativamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), unificou os procedimentos de investigação na esfera administrativa das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Nos últimos oitos anos, segundo dados da SSP-AM, 7.165 procedimentos administrativos foram instaurados, envolvendo diversos assuntos, que vão desde denúncias em relação a conduta dos servidores, a perda de equipamento ou carteira funcional. A sede da Corregedoria fica na Avenida Torquato Tapajós, nº 5555, bairro Flores.
Nesta quinta-feira (30), evento na sede da SSP-AM, lembrou a criação do órgão e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes e do corregedor-geral, Leandro Almada, que assumiu neste mês, se tornando o quarto gestor na história da instituição.
O secretário destacou a importância do fortalecimento da Corregedoria-Geral. “Não apenas no Amazonas, mas outros Estados do País também utilizam o modelo de Corregedoria unificada, que é uma maneira de uniformizar os procedimentos, combater o corporativismo e ainda dar mais celeridade processual”, disse. Ele afirmou que a Corregedoria atua na apuração de denúncia contra os servidores, mas, sobretudo sempre respeitando, claro, o policial honesto e trabalhador.
O corregedor Leandro Almada afirmou que uma das metas de sua gestão é tornar a Corregedoria-Geral mais eficiente na orientação e normatização interna de procedimentos que previnam irregularidades administrativas e que tornem mais céleres as apurações de infrações disciplinares, priorizando as de maior relevância e que são objeto de interesse maior da sociedade e das próprias instituições que integram o sistema de segurança pública.
Ele ressalta que a Corregedoria não somente apura e investiga denúncias contra Policiais e servidores do Sistema de Segurança como também orienta por meio de palestras, cursos, revisão de legislação, visitas operacionais, inspeções as unidades do Sistema como forma de prevenção.