Corpo de Bombeiros inspeciona obras e faz testes finais no Bumbódromo

    O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, realizou nesta quarta-feira, 26 de junho, as últimas inspeções nas obras de reforma e ampliação do Centro Cultural Amazonino Mendes, o Bumbódromo. Durante a ação, foram realizadas avaliações na estrutura de iluminação, som e hidrantes, além de testes do plano emergencial de evacuação de público.

   De acordo com o responsável pelas operações do Corpo de Bombeiros em Parintins, major Elenildo Farias, o objetivo das avaliações é eliminar ao máximo a possibilidade da ocorrência de incidentes, considerando que o Bumbódromo recebeu obras em todo o complexo.

 “A estrutura metálica para o som e iluminação é uma novidade para o trabalho dos profissionais, por isso a nossa preocupação com a segurança. Estamos inspecionando para evitar qualquer tipo de incidente e fiscalizar para que todos os operadores usem equipamentos individuais apropriados”, explicou Farias.

Salvamento e resgate – O major afirmou ainda que uma equipe de 12 homens do Corpo de Bombeiros está treinada para salvamento e resgate em grandes alturas, como é o caso da estrutura de iluminação que será pela primeira vez utilizada nas apresentações.

A ampliação das arquibancadas das torcidas dos bois Caprichoso e Garantido também exige que o Corpo de Bombeiros tenha uma atenção especial com a mobilidade do público, principalmente na entrada e saída.

  “Nossos agentes estarão atuando em todo o Bumbódromo para orientar e prestar qualquer assistência aos torcedores. Também daremos orientação de como e por onde o público deve se deslocar na eventualidade de um incidente”, afirmou o major Farias.
Integração – A ação do Corpo de Bombeiros faz parte da Operação Parintins 2013, um plano integrado que reúne todos os órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado, com apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA).

  Durante todo o período do festival, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil do Estado irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

  De acordo com portaria da SSP, o festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.