Corpo de Bombeiros entrega novos equipamentos para as unidades do interior do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou na manhã desta quarta-feira (28/3) a entrega de 60 kits de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), 15 rádios HT para comunicação e certificados dos bombeiros militares concluintes do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).

Os equipamentos foram entregues pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Mauro Marcelo Lima Freire. Com investimento de R$ 137.486,40, os 60 kits de EPI serão destinados às equipes de bombeiros militares pertencentes às unidades do interior do Amazonas. Cada kit contém uma calça e capa aproximação, balaclava e luvas, utilizados nos mais diversos tipos de ocorrência.

“O uso do EPI não se limita apenas nas ocorrências em incêndios, ele é um equipamento obrigatório a ser utilizado em salvamento veicular por exemplo. Investimos também na comunicação entre as equipes com os novos rádios HT’s”, afirmou o Comandante-Geral do CBMAM.

O vice-governador ressaltou que foi um dos defensores da aprovação da lei que permite os investimentos atuais no Corpo de Bombeiros e disse que a gestão Amazonino Mendes tem planejado e executado diversas melhorias a corporação.

Certificados – Além da distribuição de materiais foram entregues também os certificados dos bombeiros que concluíram os cursos (CAS) e (CFS). Essas capacitações são pré-requisitos para as promoções de Subtenente e Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

O Comandante do Corpo de Bombeiros frisa que essas capacitações são projetadas ao longo da carreira a fim de preparar os bombeiros para atividades com maior grau de dificuldade. “Os dois cursos preparam os militares para desempenharem funções mais complexas e de maior responsabilidade à medida que progridem na hierarquia”, disse o Comandante.

O CAS – Com carga horária de 540h, o curso é voltado para capacitar sargentos a assumirem a função de subtenentes. Quanto à metodologia de ensino, o CAS foi desenvolvido em aulas teóricas e práticas, onde são aprendidos Fundamentos de Gestão Pública, Noções de Gestão Pessoal, Gerenciamento Financeiro e Orçamentário, Noções de Logística, entre outros.

O CFS – Voltado para cabos, o Curso de Formação de Sargentos preparam esses profissionais com aulas de Salvamento Veicular, Salvamento Aquático, Salvamento em estrutura colapsada, atendimento pré-hospitalar, para a monitoria e liderança de pequenas equipes. O CFS possui duração de 608h com inicio no dia 6 de novembro de 2017 e término no dia 10 de fevereiro de 2018.

 

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secom e Assessoria do CBMAM