PC terá mais agilidade nos registros de procedimentos policiais com PPE

O sistema tem como objetivo a integração de dados policiais de todo o País e irá integrar com sistemas que permitem análises e estatísticas dos crimes registrados. (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em parceria com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal, destaca que a implantação do Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) trará modernização e eficiência aos trabalhos desenvolvidos nas delegacias da capital amazonense. O sistema tem como objetivo a integração de dados policiais de todo o País e irá integrar com sistemas que permitem análises e estatísticas dos crimes registrados.

Para que o trabalho seja realizado de forma efetiva, é importante que a população esteja atenta à assinatura eletrônica, que pode ser realizada por meio do site www.gov.br. Com esse cadastro realizado, o atendimento na delegacia será efetuado de maneira mais célere.

Conforme o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), o PPE é uma modernidade que chega para benefício da população, um avanço que trará mais agilidade e eficiência para todos, pois estará integrado com as demais polícias do restante do país, sendo possível compartilhar informações por meio de uma base nacional de dados.

(Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“Todos os procedimentos serão eletrônicos, por isso é muito importante que as pessoas tenham a assinatura. Precisamos que a população faça esse cadastro, algumas já têm esse acesso, principalmente as que utilizam algum programa do Governo Federal. Após realizar o cadastro é importante guardar a senha, pois todos os procedimentos na delegacia serão assinados eletronicamente, o que irá tornar mais ágil o trabalho”, esclareceu o delegado.

Ainda de acordo com a autoridade policial, o PPE veio para padronizar, integrar e digitalizar todos os trabalhos, como Boletins de Ocorrência (BOs), Inquéritos Policiais (IPLs), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), entre outros, até a remessa ser encaminhada à Justiça.

O PPE já foi implantado em todas as unidades policiais das zonas sul e centro-sul de Manaus, e seguirá gradativamente para as demais delegacias da capital até o fim de junho.

O sistema contará, também, com mais segurança na informação, pois o cidadão terá acesso diretamente no seu e-mail pessoal. Além da eficiência, trará uma grande economia em papel e combustível. Antes, com os procedimentos registrados no papel, havia o risco de o documento ser perdido, rasurado ou extraviado, e agora há um nível maior de segurança.

Benefícios

A investigadora de polícia Fabiola Queiroz, que está lotada no 7° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o novo sistema está totalmente instalado, enfatiza que um dos benefícios é que o cidadão terá acesso básico as documentações em que está assinando, no momento do registro, inclusive se alguém tentar se passar por um terceiro para aplicar golpes, a ferramenta possui maior transparência onde será possível averiguar a origem do documento assinado, data e horário, facilitando na identificação de possíveis fraudes.

Para a escrivã de polícia Marina Almeida, que já está utilizando o PPE na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, o sistema é excelente e bem detalhado, pois tem muitas informações que irão servir para o curso das investigações.

“Agora contamos com algo totalmente novo que traz um ganho para a sociedade em geral, além do fato de estar unificado com o restante do país. A chegada da modernidade para quem está acostumado com o processo antigo causa um pouco de estranhamento, mas é algo desafiador e tem tudo para dar certo”, ressaltou ela.

Plataforma

A plataforma Gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do Governo Federal, que reúne em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.