Centro Integrado de Comando monitora segurança no Festival de Parintins

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, inaugurou, nesta sexta-feira, o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC), que, a partir desta sexta-feira, 28 de junho, irá acompanhar e coordenar as ações de segurança durante a Operação Parintins 2013. O Centro conta com a participação de pelo menos 20 interlocutores de órgãos do município de Parintins, do Governo do Estado e Governo Federal.

Além do secretário da SSP-AM, já estão em Parintins para acompanhar as ações de Segurança, o comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Almir David, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, e o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, que também participaram da inauguração do CICC.

O coronel Vital informa que todo o planejamento feito de Segurança está sendo colocado em prática em Parintins. Ele ressalta que o modelo do CICC é mesmo que será utilizado durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus, no próximo ano.

O CICC, instalado na primeira sala do lado Azul do Bumbódromo, estará em ligação com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) implantado em Parintins, que fará o acompanhamento das ocorrências registradas no município, durante o Festival. “Diariamente, estamos avaliando todas as ocorrências registradas na cidade durante o dia e madrugada. No CICC tomaremos qualquer decisão em conjunto com todos os órgãos envolvidos”, ressaltou.

Operação Parintins – A inauguração do CICC faz parte da Operação Parintins 2013, uma ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que estão atuando em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

As atividades têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.