Caravana da Cidadania da SSP encerra as atividades na zona Leste
Quase 50 mil alunos de 60 escolas da zona Leste foram atendidos pelo projeto Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que encerra hoje (12) atividades educativas e esportivas nessa área considerada a mais populosa de Manaus, com cerca de 500 mil habitantes. A programação de encerramento começa com uma missa, às 16h, no auditório do Centro de Educação Integral Eliza Bessa, no Jorge Teixeira, e terá a participação de pais, gestores e dos estudantes.
O coordenador do projeto e secretário-adjunto da SSP, delegado Francisco Sobrinho, disse que durante o evento serão premiados também os vencedores do torneio de futsal e da gincana cultural promovidos pela Caravana da Cidadania. “É um momento de confraternização e de agradecimento pelo apoio ao trabalho desenvolvido na zona Leste”, disse.
Durante cinco meses, segundo Sobrinho, mais de 49 mil estudantes de escolas municipais e estaduais participaram de palestras com 15 temas ligados à infância e ao combate à criminalidade, como o ECA, tráfico drogas e lei Maria da Penha. Os pais, gestores e comunidade também foram convidados a interagir nesse trabalho educativo. “A família e a escola são fundamentais nesse processo. Não adianta orientarmos os nossos jovens, se dentro de casa, eles não têm a atenção devida. A luta é de todos”, ressaltou sobrinho.
O programa também ofereceu o serviço de expedição da carteira de identidade, primeira e segunda vias. Nesse período, 6,5 mil documentos foram expedidos aos moradores da área.
Os alunos também participaram do torneio de futsal e da gincana cultural, com parte do cronograma de encerramento.
COMBATE À CRIMINALIDADE
Paralelo às atividades, as equipes policiais da Caravana da Cidadania realizaram um trabalho preventivo contra o tráfico de drogas nas proximidades das escolas, com ajuda das denúncias dos próprios moradores e estudantes.
Durante cinco meses, 64 pessoas foram presas por tráfico de drogas, roubo, tentativa de homicídio, entre outros crimes. Nesse mesmo período foram apreendidos 10 armas, 9 veículos, R$ 6 mil e quase 15 quilos de droga, entre cocaína, maconha e oxi, além de 138 cápsulas de ecstasy.