Atos infracionais em Manaus têm relação direta com o tráfico de drogas

Nos dois primeiros meses deste ano, 546 menores foram apreendidos em Manaus envolvidos em crimes como ameaça, lesão corporal, roubo, furto, tráfico de drogas e direção perigosa. A maioria das apreensões é por roubo, mas o tráfico está na origem das ocorrências com os menores, conforme a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

“Na verdade, o jovem começa bem cedo no crime: brigando na escola, andando com gangues, usando drogas. É uma escada. Para o tráfico, ele precisa roubar, ele precisa furtar para poder sustentar o vício”, salientou a titular da Especializada em Apuração de Atos Infracionais, delegada Elizabeth de Paula.

Das ocorrências registradas nos dois primeiros meses deste ano envolvendo menores, 254 foram em janeiro e 292 em fevereiro. A maioria das ocorrências é referente a roubos, tráfico de drogas e ameaça.

Perfil – Segundo levantamento da DEAAI, o perfil do menor infrator no Amazonas corresponde a um adolescente de 13 a 17 anos, de classe baixa, que está fora do ambiente escolar e em lares desajustados.

“O padrão são menores na faixa de 13 a 17 anos, mas normalmente de 16 a 17 anos é o pico. Ele está em um lar desajustado, normalmente, é criado por uma mãe ausente ou por uma avó, sem a presença do pai, e uma pessoa fora da escola”, afirmou a delegada Elizabeth de Paula.

Ela ressaltou a importância da família e da comunidade escolar na tentativa de coibir a prática de atos infracionais. “Esse menor tem que fazer parte de um núcleo, senão ele vai atrás de outros núcleos e, normalmente, o traficante é mais sedutor porque ali o jovem acha que encontra tudo o que quer: reconhecimento, dinheiro, poder, coisas que ele não acha na família, até porque, normalmente, são famílias desajustadas ou que já nem existem”, disse.

A DEAAI também trabalha com medidas preventivas realizando palestras em escolas e organizações comunitárias e sociais, além de fazer o acompanhamento psicossocial dos menores e de seus familiares.

A Especializada fica na Avenida Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses), nº 10, no Alvorada, zona centro-oeste, e atende denúncias via 181 da SSP-AM e pelo número (92) 99982-2664.