Após denúncias no Fuxico, homicida foragido do sistema prisional há quatro anos é recapturado em Presidente Figueiredo

Após denúncias recebidas na base policial do projeto de organização e combate à criminalidade na área comercial do Fuxico, no Jorge Teixeira, zona leste da capital, policiais da Secretaria Executivo-Adjunta de Operações (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), recapturaram o homicida Dennis Carlos Franco da Silva, 30 anos, foragido há quatro anos do sistema prisional. Ele foi preso em um sítio da família no ramal Jardim Floresta, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Dennis fugiu do sistema prisional em junho de 2014. Ele foi condenado, em setembro de 2013, a cinco anos de prisão por tráfico de drogas. Em 2017, foi novamente condenado, dessa vez, a 15 anos de prisão por um homicídio praticado em 2012, no Jardim Mauá, Distrito Industrial, quando ele matou a tiros um homem a quem devia uma quantia em dinheiro.

“Embora ele tenha sido preso em Presidente Figueiredo, foi através de uma denúncia feita aqui no Fuxico, onde estamos com nossa base. Ele deve regredir ao regime fechado. A prisão foi um elemento surpresa. Checamos a denúncia na segunda-feira, verificamos onde era a casa, visualizamos a região e, ontem (terça-feira), chegamos de surpresa e não teve como ele reagir”, disse o secretário executivo-adjunto de Operações, delegado Orlando Amaral.

Em depoimento prestado aos policiais, Dennis disse que estava há seis meses trabalhando como caseiro no sítio. De acordo com Orlando Amaral, a denúncia foi fundamental para a recaptura do foragido. Para fornecer essas informações, de forma sigilosa, a população pode ligar para o telefone 181, disque denúncia da SSP-AM.

Projeto – O projeto de reforço da segurança e combate à criminalidade na região comercial do Fuxico foi lançado na segunda-feira passada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva. Além do reforço policial, haverá o cadastro dos guardadores de carros da região. Ainda na segunda, horas após o início dos trabalhos, um homem foi preso com 250 trouxinhas, comercializando entorpecentes nas proximidades.

A zona comercial do Fuxico é a segunda a receber o projeto de reordenamento determinado pelo governador Amazonino Mendes. Em janeiro, o projeto Manaus Moderna foi lançado na região do comércio tradicional do centro da cidade, zona sul, com o cadastro de identificação da SSP. Lá, até agora, os policiais da Seaop efetuaram 16 prisões, em flagrante, de pessoas envolvidas em delitos e cumpriram 22 mandados de prisão de foragidos do sistema prisional.

Fotos: Divulgação