Amazonas apresenta redução na taxa de homicídios no primeiro semestre de 2022, diz MJSP

De acordo com os dados, a redução foi maior do que em toda a região norte do país. (Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Amazonas registrou uma redução de 3,9% na taxa de homicídios no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021

De acordo com os dados do MJSP, em 2021 foram registrados 664 homicídios no estado. Já em 2022, este número chegou a 638. O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), major Rouget Britto, explicou que a taxa de redução de homicídios no Amazonas foi maior do que a taxa de redução em toda a região norte do Brasil.

“Esta é uma redução da taxa que trabalha o número absoluto e o número por população de 100 mil habitantes. O Amazonas reduziu, em uma média  proporcional, mais do que toda a região norte e o nível de redução seguiu a média do país, o que é muito significativo. O Amazonas reduziu 4% no arredondado, que é até onde o levantamento do MJSP levou em consideração”, completou o coordenador.

Grupos vulneráveis

De janeiro a agosto de 2022, comparado ao mesmo período de 2021, o Amazonas reduziu em 24% o número de menores vítimas de homicídio; 21% das mortes por intervenção de agente do Estado; 40% dos feminicídios e 21% dos homicídios tendo mulheres como vítimas. São grupos mais vulneráveis, que registram redução mês a mês.

Força Tarefa

Em abril deste ano, a SSP-AM, criou a força tarefa de enfrentamento de homicídios, visando integrar as ações das forças de segurança para atuação ostensiva de tropas especializadas com o objetivo de combater homicídios na capital e no interior.

Coordenada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, a força tarefa é realizada diariamente e define locais de atuação das forças de segurança de acordo com os índices criminais.