Alunos do curso de formação da PC-AM participam de estágio supervisionado

Ao todo, 659 alunos participam do programa coordenado pelo IESP (Foto: Divulgação/SSP-AM)

A Secretaria de Estado de Segurança de Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), realiza o estágio supervisionado para as turmas de delegados, escrivães, investigadores e peritos do Curso de Formação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) 2022. As práticas estão sendo desempenhadas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas do Estado.

O estágio supervisionado tem carga horária de 60 horas e está sendo aplicado aos 659 alunos. As aulas iniciaram no último dia 16 de janeiro e encerram dia 10 de fevereiro. De acordo com o diretor-geral do Iesp, coronel Audo Albuquerque, esse é um passo fundamental para a formação dos profissionais.

“O estágio é um dos aprendizados mais eficazes do curso, ocasião em que o aluno coloca em prática todos os fundamentos e ensinamentos teóricos na atividade policial sem colocar em risco a sua vida e da sociedade, bem como fomenta suas ações cotidianas profissionais em prol da sociedade como futuro servidor público”, avaliou o diretor.

O diretor-geral ressalta, ainda, que ao final do período de estágio supervisionado, os alunos serão avaliados. “Essa experiência é importante, pois, na ocasião em que forem nomeados em seus cargos, já terão conhecimentos e experiências iniciais no contexto desta profissão de salvaguarda do cidadão”, frisou Albuquerque.

O aluno escrivão Paulo Ricardo é um dos estagiários e destacou que além de aprender na prática, o ensino é passado por profissionais que viam como referência. Segundo ele, tudo isso, só aumenta a qualificação.

“O curso foi bastante prático, mas é no estágio que você vivencia a atividade policial. Neste contexto vemos os problemas cotidianos das delegacias, as referências de profissionais atuando. Aplicamos as técnicas de maneira bem dinâmica e eficiente que aprendemos durante todo o curso. Eu estou gostando muito desse espaço e acredito que ele é fundamental para minha formação e certamente vai render bons frutos”, afirmou o aluno escrivão.

CFC

Em outubro de 2022, mais de 650 alunos aprovados no concurso da PC-AM iniciaram o curso de formação. Promovido pela SSP-AM, a formação é de caráter eliminatório e classificatório. A atividade ocorre durante quatro meses, com previsão de término em fevereiro deste ano.

Ao longo do curso, os candidatos contam com matérias diversas, incluindo temas como investigação policial, manuseio de armas e munições, direção veicular defensiva, entre outras, a serem ministradas pelo IESP.

Amazonas Mais Seguro:

Após mais de dez anos sem concurso para a área da Segurança Pública, o Governo do Amazonas lançou, no dia 8 de julho de 2021, o programa Amazonas Mais Seguro. Dentro do eixo capacitação, foram lançadas 2,5 mil vagas para as forças de segurança e salvamento do estado.

Também foram lançadas vagas para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), SSP-AM e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).