Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros recebem certificado de proficiência em língua francesa
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CMBM), Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, recebeu, na manhã desta sexta-feira (30/11), o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. Durante a solenidade, 13 alunos receberam o certificado de proficiência no idioma francês.
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, a adoção do idioma foi um diferencial para a educação dos alunos. “A ideia de implantar um colégio militar e com a característica de uma instituição bilíngue demonstra o comprometimento de nossa Corporação em proporcionar uma educação de qualidade para essas crianças, despertando nelas um senso crítico-transformador. Principalmente porque a escola está instalada em uma comunidade de baixa renda e o público alvo são os jovens das proximidades”, explicou o comandante.
Em visita ao Amazonas, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet revela que na Europa não é comum ver a junção de instituições militares com as de educação regular. Admirado com o desempenho dos alunos, a maior autoridade francesa no Brasil parabeniza o trabalho do Corpo de Bombeiros.
“É uma escola muito importante para nós, porque é um símbolo. Ela mostra que é possível ensinar um dos idiomas mais ricos e bonitos do mundo [o francês] às crianças que vêm de bairros com dificuldades. Um simbolo também por juntar o meio educativo com o militar. É bom ver uma escola ser dirigida por bombeiros e ver toda a dedicação e a dignidade em conjunto. Na Europa, o mundo militar e o mundo do ensino se opõe muito”, explicou Miraillet.
O secretário de Educação do Amazonas, professor Gedeão Amorim, reforça o sucesso da parceria da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) com outras instituições militares e que essas têm sido referência para outras instituições de ensino publico no país.
“Tem sido uma experiência exitosa, crescente e entusiasmante. Nós temos outras iniciativas com a Polícia Militar, Força Aérea Brasileira, agora também com a Marinha do Brasil e esperamos que com cada uma dessas relações institucionais possamos estar melhorando a educação de nossa juventude. Essas iniciativas, por meio do Governo do Amazonas, estão servido de referência para o Brasil”, destaca o secretário.
Já a mãe de uma das alunas do CMBM, Ana Amélia de Souza Lobo, relembra o inicio da administração do CBMAM sobre a escola e o possível investimento em um intercâmbio para sua filha que conquistou a proficiência no idioma francês. “Isso é o futuro dos nossos filhos e precisamos nos dedicar. Agnes estuda aqui há dois anos e antes era uma escola que ninguém via com tanto valor, mas hoje com a chegada do Corpo de Bombeiros e a transformação em uma instituição bilíngue podemos sentir a valorização. Já penso em investir em um intercâmbio para ela quando estiver um pouco maior” disse Ana Amélia.
O Colégio – No dia 24 de fevereiro de 2016, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) assumiu a administração da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, localizada na rua da Paz, bairro Crespo, zona sul de Manaus. Com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade para crianças e jovens de comunidades carentes, o coronel QOBM Helyanthus Borges buscou parceria de ensino com a Embaixada Francesa, já no seu primeiro ano de atuação.
Neste ano, como forma de gratidão aos serviços prestados no CMBM, a adida de Cooperação Educativa da França no Brasil, Cathérine Petillon, foi homenageada pelo CBMAM, recebendo a Medalha Dom Pedro II, maior honraria da Instituição Militar.