Ação integrada impede atuação de quadrilha em Tabatinga, no interior do Amazonas

Uma operação integrada da Força Nacional de Segurança e policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar (PM) e da Estratégia Estadual de Segurança na Fronteira (Esfron), em Tabatinga, impediu a ação de uma quadrilha, na última terça-feira, dia 9 de abril, que tentou assaltar um supermercado, no município distante 1.108 mil quilômetros a oeste de Manaus. Toda a ação envolveu sete policiais e durou cerca de 50 minutos.

O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Audo Albuquerque, explica que a PM foi acionada por volta das 20h, por meio do 190. Chegando ao local, os policiais se depararam com os quatro assaltantes, que faziam reféns o proprietário do supermercado, o filho dele, além do vigia e um funcionário do estabelecimento. “Eles chegaram em duas motocicletas, armados, e anunciaram o assalto na hora que o proprietário fechava as portas”, disse o coronel.

Ele ressalta que os policiais tentaram negociar com os infratores para liberação dos reféns, mas eles atiraram contra os policiais militares. “Depois de mais conversa, eles liberam o vigia e o funcionário, mantendo pai e filho reféns”, disse.

De acordo com a SSP-AM, responsável pela Esfron, um dos quatro envolvidos no assalto, o colombiano Bairon Yesio, 21 anos, foi baleado e morreu durante a ocorrência. Um policial militar também foi baleado, mas está fora de perigo, estando internado no Hospital do Exército.

Para o tenente-coronel Audo Albuquerque, a atuação policial conseguiu resguardar a vida dos reféns. “Os policiais agiram com rapidez e com sucesso na liberação dos reféns”, informou.

Estratégia – Implantada no ano passado, a Estratégia Estadual de Segurança na Fronteira (Esfron) tem conseguido reduzir a criminalidade no município de Tabatinga. O Governo do Estado, por meio da SSP-AM, trabalha para deixar nos municípios de fronteira um legado importante de condições reais para o combate aos crimes típicos dessas regiões, com apoio do Governo Federal.