IESP realiza a Semana avaliativa dos Cursos de Formação Profissional da Polícia Civil do Amazonas 2022
O Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Amazonas 2022, através da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), realizou no fim do mês de outubro a semana de provas dos Cursos de Delegados, Escrivães, Investigadores e Peritos.
As avaliações aconteceram na sede do IESP, localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus, e foram aplicadas segundo a malha curricular diferenciada, que foi planejada pelos Diretores, juntamente com os representantes das corporações do Sistema de Segurança Pública, visando formar e capacitar os alunos para ocupação dos seus cargos futuros com mais eficiência para maior resolução dos crimes e violência.
Nas voltadas para a disciplina de Ética e Cidadania, com a carga horaria de 8h, aplicada para a turma de Delegado, visa consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social. Para o cargo de Escrivão, foram realizadas para as disciplinas de Criminologia Aplicada à Segurança Pública e Direitos Humanos, ambas contendo 12h curriculares e aos alunos do curso de Perito, provas das disciplinas de Perito Criminal, Médicolegista e Perito Odontolegista.
Por fim, para as turmas de Investigadores foram aplicadas provas de Fundamentos da Gestão Pública, Fundamentos da Gestão Integrada e Comunitária, contendo também 12h, e visa o envolvimento da polícia com a comunidade implicando na compreensão acerca das políticas públicas, entre outras. Segundo o aluno Estevam Magalhães, “Os conteúdos estão sendo cobrados de forma coerente de acordo com os assuntos desenvolvidos em sala de aula, auxiliando sobremaneira na formação acadêmica dos alunos”.
As provas continuam ocorrendo de forma que a instituição possa avaliar o aperfeiçoamento dos profissionais, garantindo assim a participação ativa de todos os acadêmicos. “Esta será uma das melhores formações da história da Segurança Pública do Amazonas”, disse o Coronel Audo Albuquerque, Diretor-Geral do IESP.
