PC-AM encerra curso Defenda-se, treinamento de defesa pessoal para mulheres policiais

Curso teve como objetivo capacitar e aperfeiçoar mulheres policiais para defesa em suas atividades rotineiras.
(Fotos: Lunara Cruz/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD), encerrou, na quinta-feira (26/05), curso de defesa pessoal voltado para policiais femininas da instituição. A formação teve como objetivo capacitar e aperfeiçoar as servidoras para defesa em rotinas policiais.

O treinamento ocorreu de terça a quinta-feira (24 a 26/05), das 17h às 21h, nas áreas de luta da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), localizado no prédio da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 180, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

O investigador Fabiano Barroso, coordenador do CCTD, reforçou que o curso teve como finalidade capacitar e preparar as policiais para o dia a dia, visando a importância da defesa policial pessoal, a valorização da vida e controle emocional delas, diante de agressões injustas.

O investigador Mauro Moura, instrutor do curso, informou que o treinamento capacitou, nesta primeira edição, 20 policiais civis mulheres.

“O treinamento consistiu em técnicas usuais para o dia a dia policial. Inicialmente, lecionei sobre a parte de luta corporal, encaixando o melhor que aprendi em 30 anos de luta e 20 anos de polícia, para ensinar aos policiais civis o que serve para as atividades policias”, informou.

(Fotos: Lunara Cruz/PC-AM)

Mauro falou ainda que a primeira edição do curso foi encerrada com a parte mais operacional para as ações policiais, como algemamento, condução e mobilização, direcionada para os esforços físicos apresentados no dia a dia desses profissionais.

A escrivã Patrícia Farias afirma que o curso foi muito proveitoso e que os instrutores conseguiram repassar e trabalhar pontos técnicos fundamentais para o trato policial.

“Nós, que trabalhamos nesta área, estamos suscetíveis a passar por diversas situações de risco. Muitas vezes precisamos utilizar de força, agilidade e técnica durante o trabalho, por isso a importância do treinamento, independente do cargo. Além de todo o conhecimento, isso ainda eleva a autoconfiança das policiais femininas, que se sentirão mais seguras no exercício da função”, relatou Patrícia.

(Fotos: Lunara Cruz/PC-AM)

A escrivã Mara Liege ressaltou que o curso foi uma experiência única, com linguagem simplificada e carga horária adequada.

“Tivemos a oportunidade de aprender as noções básicas de defesa pessoal e utilizá-las em pleno exercício de nossas funções policiais, bem como no dia a dia enquanto cidadãos. Concluí o curso sentindo-me mais segura e capacitada, para aplicar o que aprendi de forma correta e coerente”, declarou Mara.