Governador José Melo entrega 100 novas viaturas para reforço no policiamento na capital e no interior
O governador do Amazonas, José Melo, entrega, nesta sexta-feira, dia 24 de abril, 100 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar, que irão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Manaus e Região Metropolitana, reforçando o programa Ronda no Bairro.
Os veículos são os primeiros de um total de 700 que serão inseridos no Sistema de Segurança Pública até o final do mês de junho, na capital e no interior, com o investimento total de aproximadamente R$ 60 milhões até o final do ano, segundo informou o governador. “A segurança pública tem sido uma das prioridades do nosso governo e com esse investimento queremos dar mais tranquilidade para a população e aumentar a sensação de segurança nas ruas”, afirmou o governador José Melo.
Dos 100 veículos, 70 serão para a Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil, nos modelos Renault Duster, S-10 e Pálio Weekend. Os Renaults Dusters atenderão as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) dentro do Programa Ronda no Bairro e os demais modelos, as tropas especializadas dentre eles a Ronda Ostensivo Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática. “Estamos mudando o modelo das viaturas para dar mais eficiência no policiamento ostensivo. Teremos mais viaturas nas ruas e com uma economia de, aproximadamente, R$ 16 milhões, para os cofres do Estado”, disse o secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes.
Inicialmente, os veículos serão destinados para as seis Cicoms da zona norte de Manaus, que está dividida em 42 setores. “Até o final de junho, estaremos colocando mais viaturas nas ruas de Manaus e com melhor tecnologia para controle e eficiência no policiamento”, destacou o governador.

Sérgio Fontes destacou, ainda, que como forma de garantir maior eficiência na locação das viaturas, foram realizadas cinco licitações, sendo que duas ainda estão em processo. Ele destaca que uma comissão formada por representantes de cada órgão de segurança irá fiscalizar o cumprimento do contrato por parte das empresas.
Ele ressalta que o investimento total contempla a tecnologia embarcada nas viaturas composta por: tablet, rádio, GPS e seis câmeras. “Cada viatura terá um chip para consulta e transmissão de dados via internet e controle de rotas operacionais. Todo conteúdo desse chip será armazenado, diariamente, pelo sistema que está sendo administrado”, disse.
Com os novos veículos, segundo Sérgio Fontes, as Polícias Civil e Militar irão reforçar a repressão de crimes na capital. “Com mais policiamento nas ruas, temos a expectativa da redução de crimes contra o patrimônio como roubos e furtos e também os crimes contra a vida, como os homicídios”, disse