Detran fiscaliza mais de 1.500 veículos e flagra 37 motoristas embriagados
A fiscalização da Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), flagrou 37 motoristas embriagados durante operações realizadas entre terça-feira (19/11) e o último domingo (24/11). Mais de 500 condutores foram convidados a fazer o teste do bafômetro durante as operações, que foram realizadas em todas as zonas da cidade. Ao todo, 1.582 veículos foram fiscalizados no período.

(FOTO: Mateus Nogueira /DETRAM-AM)
No total, 324 autos de infrações foram emitidos e 79 veículos foram removidos ao parqueamento do órgão, sendo 29 carros e 50 motocicletas. Durante as abordagens, também foram recolhidas 37 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 74 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). No último sábado (23/11), uma pessoa foi presa por desacato, o condutor foi apresentado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na Ponta Negra, zona oeste da capital.

(FOTO: Mateus Nogueira/Detran-AM)
As ações foram realizadas por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do Amazonas (Neot) e em parceria com a Polícia Civil e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).
Por meio do “Pagamento Itinerante” de débitos veiculares, 43 motoristas puderam evitar que seus veículos fossem removidos para o pátio do órgão. A modalidade permite que débitos em atraso de veículos referentes ao serviço de licenciamento sejam quitados ainda durante as operações de trânsito, com o uso de cartão de crédito ou débito.

(FOTO: Mateus Nogueira /Detran-AM)
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, caso o teste de bafômetro tenha resultado com valor acima de 0,33mg/l, o infrator responde criminalmente, também podendo ser preso em flagrante. A multa é estipulada no valor de R$ 2.934,70, além de recolhimento da CNH.