Defensoria Itinerante faz atendimentos na Semana da Mulher realizada pela Polícia Civil
O Programa “Defensoria Itinerante”, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), atendeu, apenas na terça-feira (06/03) e na manhã desta quarta (07/03), em torno de 100 mulheres e também homens, durante a 6ª edição da Semana da Mulher, promovida pela Polícia Civil do Amazonas, que ocorre no prédio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), localizado no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, e que este ano tem como tema: ‘Ame a você mesma!’.
Destinado a levar assistência jurídica gratuita à população, o programa, em sua maioria, atendeu a mulheres que buscavam ações para solicitar dissolução de casamento e pensão alimentícia. Para Erika Larissa, 21 anos, grávida de nove meses, o fato de o ônibus da Defensoria Itinerante estar no pátio da Delegacia da Mulher, facilitou a ida dela ao local para entra com uma ação contra o ex-namorado que não paga a pensão alimentícia. “Melhorou bastante, pois não tinha como eu ir até uma delegacia. Moro muito longe, então o fato do ônibus estar aqui, facilitou, e muito, para mim. As mulheres tem que recorrer sim a uma ajuda, quando tiverem um problema. Não fiquem caladas, denunciem, estou aqui pelo filho, pois ele tem que ter os seus direitos“, afirmou.
Maria (nome fictício), 39 anos, procurou o ônibus móvel da Defensoria Itinerante para pedir medida protetiva contra o ex–marido. Muito emocionada e chorando, a doméstica relatou que além de recusar a pagar a pensão, o ex–marido a ameaçou de morte, e, ainda, ao filho do casal. “Vim procurar ajuda porque temo por minha vida e do meu filho. Ele, junto de minha ex- sogra está ameaçando a gente de morte, estou separada dele há 13 anos, tenho outro companheiro e filhos e até hoje ele não me deu o divórcio e nem paga a pensão do nosso filho”, declarou.
Semana da Mulher ocorre até sexta-feira
Segundo Débora Mafra, delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), a ação faz parte dos serviços que serão disponibilizados para a população em comemoração à Semana da Mulher, que ocorre desde segunda-feira (05/03) e segue até sexta-feira (09/03), no prédio da especializada.
Conforme a delegada, o ônibus da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) vai estar no estacionamento da undiade, com serviços de divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação de registro civil, curatela, entre outros, até o encerramento do evento, na sexta-feira.
Entretenimento – Também está ocorrendo, no pátio da delegacia, apresentação de danças e aulas de zumba, em que as mulheres se animaram e puderam esquecer um pouco dos problemas que enfrentam no dia–dia.
“Todo ano nós fazemos uma ação, neste dia tão importante, para mostrar as mulheres que elas são guerreiras e que podem sim denunciar os maus tratos que sofrem tanto físicos quanto psicológicos. A mulher tem voz sim, na sociedade e tem que entender que ela deve procurar a delegacia para pedir proteção e punição da pessoa que lhe fez mal”, aconselha a delegada Debora Mafra.
FOTOS: ROBERTO CARLOS/SECOM