Operação Alvo Certo – Zona Leste: PC-AM prende 20 pessoas com mandados de prisão em aberto por diversos crimes

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), em integração com o Comando do Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou a Operação Alvo Certo – Zona Leste e cumpriu 20 mandados de prisão por diversos crimes.
A operação concentrou-se na zona leste de Manaus, onde foram efetuadas 14 das 19 prisões realizadas na capital. Os bairros Cidade de Deus, Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira destacaram-se como os principais pontos de atuação das forças de segurança.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM
De acordo com o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, os mandados cumpridos foram relacionados a crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos e envolveram criminosos de alta periculosidade. Após o levantamento dos mandados, a Polícia Civil, com o apoio do cerco da Polícia Militar da área, realizou as capturas de forma estratégica e sem intercorrências.
“As prisões foram feitas com êxito, e essa é a forma como buscamos trabalhar. Vale ressaltar que também tivemos uma prisão em Pernambuco, de um homicida. E agradecemos também ao Coronel Klinger pela ação integrada. Essa colaboração tem sido fundamental, pois, trabalhando em parceria, conseguimos melhorar nossa atuação no sistema de segurança”, destacou Guilherme Torres.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM
De acordo com o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, a operação teve início na terça-feira (19/08) e foi concluída na quinta-feira (21/08). Ao longo da ação, foram cumpridos 19 mandados em Manaus, além de um mandado em Pernambuco (PE), com o apoio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Os 19 mandados cumpridos em Manaus tiveram como foco na zona leste, nos bairros Cidade de Deus, Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira. Com a operação, tivemos êxito significativo, retirando de circulação 10 traficantes, 6 assaltantes e um homicida”, detalhou Fábio Aly.
O delegado disse ainda que foram encontrados também aproximadamente 600 gramas de substâncias entorpecentes, entre maconha e cocaína, com outro alvo no bairro Cidade de Deus. Além disso, também foi capturado um homem condenado a mais de 21 anos de reclusão por roubos.
“Destaco especialmente, a prisão realizada em Pernambuco, pois o indivíduo tinha uma condenação de 12 anos por homicídio, ocorrido na zona leste de Manaus, em 2013, em uma disputa territorial por tráfico de drogas. O mesmo homem ainda tinha uma participação ativa no Amazonas e está sendo processado por envolvimento no transporte de drogas para Manaus em 2022, junto com um menor e outro indivíduo, através da tríplice fronteira”, explicou Fábio Aly.
Efetivo operacional

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM
Fábio Aly agradeceu o apoio da Polícia Militar do Amazonas, que garantiu a segurança e reforço do efetivo. Também agradeceu à colaboração do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), das Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) das áreas e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). A operação priorizou a repressão à violência, com foco em crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas.
“Gostaria de fazer um apelo à população para estimular a denúncia de qualquer tipo de crime. Precisamos muito da colaboração da comunidade, pois os foragidos frequentemente se escondem em residências de aluguel e “mudam” constantemente. Por isso, pedimos a ajuda da população e seguimos trabalhando para diminuir o número de foragidos no Estado, com ações tanto na capital quanto no interior”, concluiu o delegado.
Fábio Aly finalizou afirmando que novas ações estão previstas para as demais zonas da cidade e no interior do Estado, com o objetivo de garantir o cumprimento de outras ordens judiciais e assegurar que os responsáveis pelos crimes sejam punidos.
A PC-AM ressalta que denúncias sobre suspeitas de crimes podem ser feitas através do WhatsApp da Polinter, pelo número (92) 3667-7727, ou pelo Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em total sigilo.
Procedimentos
Os capturados foram encaminhados a audiência de custódia e recolhidos ao sistema penitenciário, estando à disposição da Justiça.