SSP-AM registra noite e madrugada sem homicídios em Manaus no primeiro dia de operação integrada de órgãos de Segurança

Balanço parcial do primeiro dia de operação integrada dos órgãos de Segurança Pública do Estado mostra a capital sem o registro de homicídios e crimes contra vida na noite de sexta-feira (12) e sábado (13).
Nesse período, mais de 500 policiais e servidores atuam em reforço, em operações integradas realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Civil eMilitar, Corpo de Bombeiros e Detran-AM, em todas as zonas da cidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, a presença dos órgãos do Estado nas ruas é uma das estratégias para a redução da violência na capital. “Não vamos zerar os indicadores de crimes, mas com certeza estamos trabalhando para ter uma cidade mais tranquila. O aumento da violência é um problema enfrentando em todas as grandes cidades do País”, disse.
O comandante da Policia Militar, coronel David Brandão, explica que o órgão deflagra nesse fim de semana as Operações Águia e Onça X, com o objetivo de combater a criminalidadeem toda cidade de Manaus e municípios da região metropolitana. “A estratégia é intensificar o policiamento ostensivo a pé e motorizado nas áreas de maior incidência de roubos efurtos, bem como na fiscalização de ônibus do transporte coletivo urbano, com a execução das ações Catraca e Rota Segura”, disse.
A Polícia Civil utiliza equipes para reforçar o trabalho nas unidades policiais e ações repressivas nas ruas da capital, principalmente na zona Sul. “Estamos com 92 servidores realizando incursões em áreas consideradas de riscos, fazendo abordagens a veículos e pedestres, com o objetivo de reprimir ações criminosas”, disse o delegado-geral, Frederico Mendes.
O Corpo de Bombeiros, de acordo com o comandante Fernando Junior, vai atuar na parte preventiva e fiscalização em casas de entretenimento noturno, como bares e casas noturnas. O órgão também reforçou o número de viaturas localizadas em pontos estratégicos para atender com mais rapidez as ocorrências.
As ações contam ainda com fiscalização no trânsito pelo Detran para coibir e autuar irregularidades nas ruas, e dar apoio às ações de reforço policial, com barreiras em avenidas efiscalização de cidadãos na condução de veículos.