SSP realiza sexto evento-teste na arena da Amazônia com sucesso
O plano de operação integrado de segurança, executado em conjunto pelas instituições da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos estaduais, municipais e federais, garantiu a tranquilidade no sexto evento-teste da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, no jogo desta quinta-feira entre Princesa do Solimões e Santos, pela Copa do Brasil. O público pagante foi de quase 20 mil torcedores.
O coordenador-geral da segurança do Amazonas na Copa do Mundo e secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que o relatório apresentado pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) nesta manhã (9) aponta que não houve registro de ocorrência grave no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), que reuniu na arena representantes dos órgãos envolvidos na operação.
“Aplicamos o mesmo plano que vai ser executado na Copa do Mundo em Manaus. Para nós é motivo de satisfação saber que as mais de 20 mil pessoas que estiveram no estádio tiveram um comportamento exemplar, como é próprio do povo amazonense. Tudo em paz”, disse Vital.
De acordo com o secretário, o quesito segurança está pronto para a Copa. Os ensaios feitos na arena em seis oportunidades proporcionam a maturidade necessária ao sistema de Segurança Pública para garantir que delegações e torcedores estrangeiros e a população de Manaus terão tranquilidade para o maior evento de futebol do planeta.
O secretário-adjunto de Grandes Eventos da SSP, coronel Dan Câmara, disse que os organizadores do jogo corrigiram problema verificado anteriormente nas catracas, e a entrada e saída das pessoas foi muito tranquila e rápida.
Dan destacou que a contribuição do monitoramento de vídeo por câmeras para o controle da operação. “E agora temos o reforço do imageador aéreo, que gera imagem de ótima resolução, mesmo à noite. Em tempo real visualizamos também lá de cima o que está acontecendo nos pontos de interesse da segurança do evento”, disse.
O plano de operação na arena é executado integradamente pelas forças de segurança do Estado e órgãos estaduais, federais e municipais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Corregedoria-Geral, Secretaria de Inteligência (Seai) e Secretaria de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Manaustrans, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), entre outros. 