SSP-AM alerta para normas de acesso ao Bumbódromo

 A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) alerta para as normas de segurança que serão obrigatórias para acesso ao Bumbódromo durante os três dias de apresentação do 48° Festival Folclórico de Parintins. Os procedimentos de revista serão realizados pela Polícia Militar (PM) nas três vias de acesso: arquibancadas, cadeiras e camarotes.

 O comandante responsável pelo policiamento do Bumbódromo, major Jorge Rebello, informa que a Polícia Militar seguirá o procedimento padrão que ocorre em todas as edições do Festival e que será reforçado neste ano. “No ano passado, foi realizado o mesmo procedimento, a diferença é que neste ano, com a reforma do Bumbódromo, as entradas foram modificadas”, destacou.

 O major ressalta para os objetos proibidos e potencialmente ofensivos como as armas brancas, espetos, garrafas de vidro, tesouras, objetos de metal, prendedores de cabelo pontiagudos, guarda-chuvas e outros. “Também iremos apreender qualquer tipo de engenhos explosivos ou pirotécnicos, além de produtos a base de aerosol, que possuem substâncias explosivas”, destacou.

 De acordo com Rebello, os materiais proibidos serão apreendidos. “Estamos trabalhando dentro dos padrões internacionais de segurança para garantir o conforto dos brincantes e do público em geral. Os itens recolhidos serão identificados e levados para a Delegacia de Polícia Regional de Parintins onde poderão ser resgatados”, avisou o major.

 De acordo com o comandante, parte das proibições foi determinada pelo Juizado da Comarca de Parintins, como a entrada de menores de cinco anos nas áreas de arquibancadas, ainda que acompanhadas dos pais ou responsáveis. Na área interna do Bumbódromo, a PM contará um efetivo de 195 homens que farão ronda durante a apresentação dos bois-bumbás. Os postos de triagem contam com apoio de detectores de metais.

 Integração – O planejamento de policiamento na área do Bumbódromo faz parte da Operação Parintins 2013, uma ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

As atividades têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.