Acessibilidade

A SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) é responsável pela coordenação geral de todas as atividades do Sistema de Segurança Pública, que tem como integrantes as polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Corregedoria Geral, Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP), conforme prevêem as leis delegadas: – nº 2, de 14 de abril de 2005; e 59, de 29 de julho de 2005.

É competência da SSP -AM a formulação, execução e a supervisão das atividades policiais ou correlatas, com o objetivo do livre exercício dos Poderes Constituídos, a ordem e a segurança pública. É responsável ainda pela manutenção de intercâmbio policial com organizações afins, em âmbito nacional, e pelo acompanhamento, com autoridades administrativas e judiciárias, da aplicação de medidas legais e regulamentares.

Nos últimos anos, o sistema de segurança pública vem passando por um processo de reestruturação que tem como foco o trabalho integrado dos órgãos. As corregedorias e as academias de polícias, por exemplo, passaram a trabalhar de forma unificada, sob a coordenação direta da SSP. O Amazonas foi um dos primeiros estados do Brasil a ter um sistema com setores estratégicos – ensino, correição e inteligência, atuando em conjunto.

Nomeado pelo Governo do Estado, o Secretário Segurança Pública é quem coordena a Secretaria de Segurança Pública, e tem o mais alto posto dentro do sistema. É ele quem responde por todas as ações e planejamentos estratégicos que visam a melhoria dos trabalhos de segurança prestados à sociedade amazonense.