30° DIP e 30ª Cicom são eleitas unidades policiais mais produtivas de 2019

As equipes do 30º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP) e da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar, estão em festa. As unidades foram as mais produtivas de 2019, em Manaus, e atingiram metas estipuladas pelo Sistema de Avaliação e Desempenho (Sisad), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A unidade reduziu sete índices criminais da região.

As unidades policiais foram as mais produtivas  no ano de 2019. (Foto: Divulgação/ SSP-AM)

O 30° DIP é coordenado pelo delegado Torquato Mozer, e a 30ª Cicom tem o comando do major Daniel Segadilha. As unidades respondem pelo policiamento dos bairros Jorge Teixeira, João Paulo, Cidade de Deus, Val Paraiso, Santa Inês e o ramal do Brasileirinho.

Para o delegado Torquato Mozer, titular do 30° DIP, o desempenho é resultado de um longo trabalho das equipes policiais, e de ações realizadas em conjunto. “Esse resultado é fruto de um trabalho de mais de um ano à frente da delegacia, e também é devido a uma parceria entre PM e PC, aqui neste distrito, onde a comunicação ocorre em tempo real”, afirma o delegado.

(Foto: Divulgção/PC-AM)

O Sisad leva em conta oito crimes de diferentes naturezas, como Estupro, Estupro de Vulnerável, Furto, Roubo, Latrocínio, Homicídio, Lesão Corporal e Tentativa de Homicídio (confira quadro em anexo).

“Em particular, foram feitos esforços no que tange aos homicídios, a partir de parcerias com a Polícia Militar e com a DEHS (Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros)”, assinala Mozer.

Delegado Torquato Mozer. (Foto: Divulgação/ PC-AM)

Segundo o comandante da 30ª Cicom, major Daniel Segadilha, foram adotadas estratégias pela unidade visando aumentar o policiamento no entorno de escolas e áreas comercias da comunidade.

“Uma estratégia adotada na 30ª Cicom, no ano que passou, foi a reativação da Ronda Escolar e da Ronda Comercial, policiamentos voltados exclusivamente para o patrulhamento e saturação no entorno das escolas e nas áreas comerciais de nossa comunidade. Essas Rondas são compostas por policiais voluntários e experientes no serviço operacional”, explica o comandante.

Comandante Daniel Segadilha (FOTO: Carlos Soares / SSP-AM)

A parceria entre as polícias é citada também pelo major Segadilha. Segundo o comandante, foi “fundamental para o bom êxito no ano de 2019” e se caracteriza “pelo compartilhamento de informações e, principalmente, o apoio mútuo entre policiais civis e militares nas operações de cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão”.

O complexo do 30º DIP e da 30ª Cicom fica na rua Manjericão, segunda etapa do conjunto João Paulo, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.