Servidores da SSP-AM participam de minicurso sobre tabelas e gráficos em segurança pública

Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), iniciaram, nesta sexta-feira (04/07) o minicurso de Estatística com ênfase na construção de “Tabelas e Gráficos com Aplicações”. A capacitação, ministrada por professores doutores em estatística da Universidade do Pará (UFPA), tem como objetivo fortalecer a produção e análise de dados estatísticos aplicados à segurança pública.
O curso é ministrado pelos professores doutores Edson Marcos e Silvia dos Santos. O professor doutor Edson, ressaltou que o aprimoramento das ferramentas de análise contribui diretamente para a transparência e eficácia das políticas públicas de segurança.
“Essas aulas visam padronizar a construção de gráficos e tabelas e indicadores de segurança pública. No mundo, hoje em dia, todos precisam de informação rápida, precisa e direta. E é isso que esse curso mostra como colocar dentro dos padrões as principais medidas estatísticas. Isso vem melhorando a comunicação entre os diversos órgãos, a imprensa e outros”, disse o professor.

Durante as aulas, foram abordadas técnicas essenciais para a organização e visualização de informações, fundamentais para auxiliar em decisões estratégicas no enfrentamento à criminalidade no Amazonas e no monitoramento de indicadores de desempenho das forças de segurança.
Capacitação de servidores
O servidor do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), Ronaldo Magalhães, participante do curso, destacou a importância do aperfeiçoamento técnico para o desempenho das funções no setor.
“O primordial desse curso é que nós produzimos muitos dados estatísticos, então o grande desafio é transformar esses dados em informações. Através dessas informações, podemos subsidiar operações de segurança, políticas públicas, e isso faz com que possamos chegar ao ponto focal onde ocorre a criminalidade, trazendo mais segurança para a população”, explicou Ronaldo.

Além do Ciesp, participaram do curso os servidores do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F) e do Centro Integrado de Elaboração de Projetos e Políticas Públicas (Ciaesp).