Segurança integrada garante Boi Manaus sem violência
O plano integrado de segurança do Boi Manaus, executado no Sambódromo durante os dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado) de outubro como parte do aniversário de 344 anos da capital do Amazonas, também será utilizado nas próximas grandes festas da cidade, como Réveillon e Carnaval, segundo informou nesta segunda-feira, dia 28, o secretário-adjunto de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Dan Câmara, ao fazer uma avaliação positiva dos resultados alcançados na redução das ocorrências criminais, tanto no evento quanto em toda Manaus.
Câmara destaca que o evento serviu de teste para os órgãos públicos de segurança das esferas estadual, municipal e federal, seguindo o mesmo padrão a ser executado durante a Copa do Mundo em 2014. De acordo com Câmara, a Guarda Municipal, da Prefeitura de Manaus, participou da ação, atuando com auxílio da Polícia Militar, no controle do acesso do público ao Sambódromo. “Como legado da operação, agora o município de Manaus já possui um decreto que estabelece os objetos não-permitidos para acesso a locais de grandes eventos, como foi o caso do Boi Manaus”, disse.
Nos dois dias de evento no Sambódromo, segundo dados da SSP-AM, foram registrados 72 ocorrências, com 62 pessoas detidas por badernas ou brigas provocadas pelo excesso do uso de bebida alcoólica. Desse total, nenhuma ocorrência grave. “Isso demonstra a eficácia do modelo integrado que estamos adotando no Estado do Amazonas, principalmente no que se refere ao Centro Integrado de Comando e Controle que foi adotado no Sambódromo”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.
O secretário destacou ainda que o cenário de redução da criminalidade no Sambódromo também foi visto em todas as zonas da cidade.