Ministério da Justiça aponta eficácia na aplicação dos recursos enviados à SSP-AM

Fotos: Júlia Rodrigues.
O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), voltou a apontar a eficácia do Governo do Amazonas na aplicação dos recursos destinados à Segurança Pública. A eficiência foi destacada durante encontro de representantes do FNSP com a gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), responsável por gerenciar os investimentos, ocasião em que foram apresentadas as reduções dos indicadores criminais do estado.
O encontro foi durante a 6ª reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas (CONESPDS), na quarta-feira (12/11), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Petrópolis, na zona sul de Manaus.
O coordenador de transferência de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Bruno Carvalho, destacou a parceria entre os governos federal e estadual na aplicação dos recursos, que têm contribuído junto com os investimentos estaduais para os resultados positivos na segurança pública do Amazonas.

Fotos: Victor Levy;
“É ótimo ter essa oportunidade de presenciar a apresentação desses dados e contribuir para o bom andamento da segurança pública no estado, que é uma responsabilidade compartilhada entre o governo federal e o governo estadual”, disse o representante.
O secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida, explicou que a cooperação entre os governos federal e estadual, nos investimentos para a área, é importante para o fortalecimento das ações. Ele destacou que o estado antecipou em cinco anos as metas de redução de crimes previstas para 2030.

Fotos: Júlia Rodrigues.
“A reunião, realizada hoje, serviu para apresentar as reduções em diversos índices criminais alcançadas no Amazonas neste ano. O plano foi idealizado com foco na redução do número de homicídios, e estamos atingindo, em 2025, uma prospecção que só deveria ser alcançada em 2030. Ou seja, estamos cumprindo a meta de 2030 ainda em 2025”, lembrou o secretário da SSP-AM.
Execução
Conforme o acompanhamento mensal da execução dos estados no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Amazonas saiu da 22ª colocação em execução para 6º colocado entre as Federações, em 2025.
O Amazonas executou, nos anos de 2024 e 2025, até o mês de outubro, o valor de mais de R$ 108 milhões. Comparando com a execução dos anos 2022 e 2023, que somados são de aproximadamente R$ 26 milhões, os valores representam um aumento na execução de 405%.
Investimentos esses que possibilitaram a aquisição de sistemas de inteligência, gestão, investigações, além da aquisição de lanchas blindadas, armamento, munição e aperfeiçoamento de servidores, entre outros.