Manaus e região metropolitana registraram 4 homicídios no fim de semana, divulga SSP-AM
Secretário de Segurança Pública anuncia para a próxima semana a
divulgação do Anuário 2013
Na noite de domingo, por volta de 23h, policiais militares do Ronda no Bairro/3ª Cicom, prenderam em flagrante Vanginey César de Carvalho, 35 anos, suspeito de ter assassinado a facadas Andrew Gomes Freire, 21 anos, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.
O jovem foi uma das quatro vítimas de homicídio no final de semana na capital e região metropolitana de Manaus, das 18h de sexta-feira (21) às 6h de segunda-feira (24), divulgou nesta data a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A região metropolitana abrange os municípios Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo.
Os demais quatro casos também foram na capital. Na noite de sexta-feira, guarnição do Ronda no Bairro/25ª Cicom atendeu chamada de uma mulher que estava sendo ameaçada de morte por seu companheiro no bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste.
Rafael Xavier Hipólito, 31 anos, estava armado de faca e investiu contra a guarnição, tomou a arma de um dos policiais e passou a disparar em todas as direções. Outro policial disparou um tiro para conter o homem enfurecido, vindo este a óbito horas depois no hospital. A guarnição apresentou-se na Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública para relatar a ocorrência.
No sábado, Otávio da Silva Lima, 27 anos, que seria usuário de drogas, foi vítima de tiros disparados por dois homens em uma motocicleta no bairro Cidade de Deus, na zona Norte. Ele ainda foi levado a hospital, mas faleceu.
A única vítima do domingo foi José Otones dos Santos Filho, 50 anos. Ele foi agredido fisicamente por desconhecido e foi encontrado quase sem vida em sua casa, no bairro Alvorada, zona Oeste. Ainda chegou a ser atendido em hospital, morrendo em seguida.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o policiamento comunitário do programa Ronda no Bairro e outras unidades coíbem os crimes de homicídio nas ruas. “Para o sistema de segurança, o ideal é que nenhuma vida se perca. Mas, enquanto o ser humano alimentar esse espírito de violência, ainda teremos de registrar ocorrências em que a intervenção da polícia era pouco provável, como nos casos passionais”, disse.
Vital acrescenta que, para uma cidade de dois milhões de habitantes, os números da criminalidade em Manaus estão muito distantes dos que são registrados na maioria das capitais brasileiras. “O noticiário nacional mostra que regiões metropolitanas com população igual à de Manaus vem registrando mais de 30 homicídios em final de semana”, afirmou o secretário.
A SSP-AM divulga na próxima semana o Anuário da Segurança Pública do Amazonas com as informações estatísticas de 2013, informou o coronel Vital.