CBMAM e IESP realizam formatura da 3ª turma do Curso de Operações em Incêndio (COI)

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), realizou, na manhã desta sexta-feira (11/03), a formatura da 3ª turma do Curso de Operações em Incêndio (COI/2022).
A atividade foi realizada no Quartel do Comando Geral (QCG) do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Ao todo, foram formados 22 bombeiros militares, entre eles, cinco são do estado do Acre.
O curso tem como objetivo formar oficiais e praças do Corpo de Bombeiros para o planejamento, coordenação e execução de procedimentos padronizados inerentes às operações de combate a incêndio urbano, bem como para a disseminação da doutrina no âmbito das corporações.
O COI também tem o objetivo de regular os procedimentos e definir as atribuições operacionais de atividades práticas de gerenciamento e atendimento de ocorrências de combate a incêndios urbanos a serem realizadas nas diversas unidades do CBMAM, entre outros.
A formatura contou com a presença do diretor-geral do IESP, coronel AudoAlbuquerque, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Orleilso Ximenes Muniz.
Autoridades militares também participaram do evento, além do efetivo das corporações, tanto bombeiros quanto policiais militares, que parabenizaram os 22 formandos do curso.
Histórico de criação do Curso de Operações em Incêndio – COI
Em meados de 2016, o então Major BM Reinaldo Acris Menezes e o Major BM José Guilherme de Almeida Sampaio foram participantes do seminário Fire Days, realizado na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ocasião em que houve a integração entre os oficiais de outros estados, visando experiências de capacitação no combate aos incêndios urbanos.
A partir desse contato surgiu uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – CBMGO, iniciando a capacitação dos bombeiros militares do Amazonas por meio da realização do curso de Instrutor Flashover e posteriormente pelo Curso Internacional de Gerenciamento e Operações de Incêndio – CIGOI.